terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MUSEU DA REVOLUÇÃO


Um dos aspectos ainda pouco conhecidos, ou pelo menos por esclarecer, é a curta existência do Museu da Revolução Republicana.

Em Fevereiro de 1911, o Museu situado na Rua Miguel Lupi, inaugurava a sala João Chagas com espólio pessoal do ilustre republicano.

Através da notícia publicada na Capital, 8-02-1911, Ano I, p. 2 conforme a imagem da esquerda atesta, na sala existiam documentos de diversos tipos, em especial sobre a revolução de 31 de Janeiro e sobre o período da propaganda republicana.

Na imagem da direita, da revista Ilustração Portuguesa, nº 261, p. 234, vêm duas fotografias do recheio do museu.

Segundo a imprensa da época no dia da inauguração visitaram o museu cerca de 5000 pessoas. Será que actualmente não haveria público para este tipo de museu?

Actualmente, coloca-se o problema de saber onde ficou o espólio desse museu? Alguém nos consegue esclarecer?

A.A.B.M.

3 comentários:

Carlos Gomes disse...

O espólio do Museu da Revolução ou parte dele encontra-se exposto ao público no Museu da Cidade de Lisboa numa sala específica para o efeito. Deduzo que a maior parte das peças se encontrem nas reservas.

Carlos Gomes disse...

(...)
"Em 1979 foi transferido para o Palácio Pimenta, local onde actualmente ainda se encontra instalado, com um programa museológico que traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré e proto-história até à Implantação da República em 1910, sendo dividido por períodos ou acontecimentos decisivos no desenvolvimento de Lisboa, nas suas mais diversas vertentes – urbana, económica, política, social e mental".
- in http://www.museudacidade.pt/OMuseu/Paginas/default.aspx

Luís Bonifácio disse...

Parte dele não foi destruído numa das inúmeras revoltas lá pelo ano de 1912?