quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VIANA NA INSURREIÇÃO DE 1919


VIANA NA INSURREIÇÃO DE 1919. Impressões e notas - de A. Ferreira Soares, Ponte do Lima. Tipografia Guimarães. 1920. In-4.º de 94-IV págs. B.

"I. ASPECTO GERAL DOS SUCCESSOS. I - A "obra" do "grande morto". II Impressões da festanga desde a cidade ás aldeias. II. UM DEPOIMENTO. I. Isolamento do governador civil. II - Á morte de Sidonio - Aparecimento das Juntas. III - Attitude final - Horas de luscofusco. IV - A "coluna rialista" traz a monarquia. V - Para as prisões (notas sôltas). VI - Restabelece-se a ordem.

Deve ter sido muito reduzida a tiragem deste curioso trabalho, importante para Viana do Castelo"

via Livraria Manuel Ferreira

J.M.M.

4 comentários:

Carlos Gomes disse...

Este post despertou-me particular interesse por diversas razões. Em primeiro lugar porque meu avô paterno participou activamente na insurreição de 1919, assunto que já veio publicado numa das edições da revista "O Anunciador das Feiras Novas", de Ponte de Lima. Em segundo lugar porque as minhas raízes são pontelimenses. E ainda porque se trata de uma publicação editada pela Tipografia Guimarães, uma empresa que ainda existe e que produz o semanário "Cardeal Saraiva", jornal em que colaborei durante largos anos e que, apesar de já não manter colaboração, creio que ainda consto na respectiva ficha técnica. Em relação a este semanário fiz alusão no artigo "A Maçonaria em Ponte de Lima", publicado na revista "O Anunciador das Feiras Novas" e reproduzido no Almanaque Republicano. Não obstante, confesso que não sei se esta publicação, "Viana na Insurreição de 1919" consta dos arquivos da Tipografia Guimarães (Jornal Cardeal Saraiva) ou no Arquivo Histórico de Ponte de Lima.

Almanaque Republicano disse...

Caro Carlos Gomes

Agradecemos o seu comentário e contributo.

Esta publicação que colocamos no Almanaque Republicano pareceu-nos ter algum interesse para a região, mas sobretudo contribuía para esclarecer alguns aspectos menos abordados e desconhecidos de muitos.

Temos procurado alguma informação sobre a fundação e as origens do jornal Cardeal Saraiva, que nos suscita algum interesse, mas é necessário consultar documentação específica e publicações locais que ainda não dominamos por completo.

Saúde e Fraternidade
A.A.B.M.

Carlos Gomes disse...

O endereço electrónico do semanário "Cardeal Saraiva" é cardealsaraiva@sapo.pt
Há relativamente pouco tempo, quando assinalou o seu 100º aniversário - o jornal foi criado poucos anos antes da implantação da República - foi editado um trabalho da autoria do Dr. Adelino Tito de Morais que é um dos seus colaboradores e vive em Ponte de Lima. Pelo apelido relacionarão certamente com o Almirante Tito de Morais.
Não disponho do referido trabalho mas certamente os seus proprietários - o sr. Álvaro Castro e o sr. Adelino Castro - certamente terão o maior prazer em facultá-lo. Se o entender, pode referir o meu nome como tendo sugerido o contacto.

Carlos Gomes disse...

errata: Avelino Castro.