sábado, 12 de março de 2011

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE


"As sociedades não se governam só com leis, só com a força, só com a palavra. Há outro meio de influência sobre os Homens, mais poderoso, mais eficaz; os seus efeitos são tanto mais maravilhosos, quanto a causa é muitas vezes despercebida. O exemplo vale mais do que as máximas e as doutrinas. Reúne às seduções da eloquência a verdade dos factos. Desbarata argumentos; dissipa dúvidas; emudece desculpas. Com o exemplo acobardam-se os maus, e alentam-se os bons. No exemplo tudo é claro, definido, perceptível. Quem o não segue condena-se; quem o adopta está seguro da aprovação pública"

[José Estêvão, in Discursos Parlamentares]

LOCAIS: La 'Revolución Precaria' toma las calles de Lisboa [El Mundo] / Decenas de miles de portugueses se manifiestan contra la precariedad en la mayor concentración al margen de los partidos [El País] / Protesto Geração à Rasca juntou entre 160 e 280 mil pessoas só em Lisboa e Porto [Público] / 280 mil na rua contra a precariedade [i] / 300 mil protestaram em Lisboa e no Porto contra a precariedade [Expresso]

J.M.M.
A.A.B.M.

1 comentário:

Carlos Gomes disse...

Este protesto prenuncia que novos tempos históricos se avizinham. A crise económica mundial do sistema capitalista veio agudizar as contradições internas que já se faziam sentir e está a gerar um movimento que começa de forma frontal a colocar em causa o próprio sistema político em que vivemos e que parece incapaz de se renovar.
A ausência de reformas conduz inevitavelmente à ruptura. E, pese embora o medo e o receio que a classe política instalada no poder procura incutir alegando que, em alternativa à actual situação apenas existe a ditadura já não convence as novas gerações - é sempre possível construir uma nova democracia mais justa e participativa, criar uma nova constituição política e implantar um novo regime: a IV República!
...a exemplo do que sucedeu em França, mormente após o Maio de 68.
Neste protesto, a geração alegadamente revolucionária dos anos 60 e 70 do século passado não compareceu. Instalou-se, acomodou-se e tornou-se reaccionária! Mas os jovens foram recuperar velhos símbolos como a "Tourada" de Fernando Tordo, a "Desfolhada" de Simone e, ironicamente, a caricatura interpretada pelos "Homens da Luta" para fazerem uma nova revolução! Este é o começo do fim da III República implantada em 1976 na sequência do 25 de Abril!