terça-feira, 19 de abril de 2011

A LEI DE SEPARAÇÃO. ESTADO E IGREJAS NA REPÚBLICA



Vai ser inaugurada amanhã, 20 de Abril de 2011, pelas 17 horas, assinalando o centenário da publicação da Lei de Separação do Estado das Igrejas, a exposição organizada pelo Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças.

Para quem gosta de pesquisar deixamos AQUI, alguma da documentação já digitalizada e acessível sobre o processo complexo da separação entre Estado e Igrejas.

Na sinpose de divulgação da exposição pode ler-se:
Apresentada como «basilar», «intangível», «cúpula do edifício republicano», sobre esta Lei e a sua execução muitas expectativas foram criadas; em igual medida louvada e criticada, sobre ela foram construídas memórias contrastantes e divergentes.

No dia em que se cumprem 100 anos sobre a sua promulgação, o Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças vai inaugurar, no seu edifício, sob a égide da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, uma exposição onde se fará uma viagem pelos diversos fundos documentais – ainda mal conhecidos – produzidos a propósito da execução de uma lei fundamental do regime republicano.

No seu percurso, esta exposição ajuda a tornar mais claro um processo complexo e fascinante, que desempenhou um papel central na construção da sociedade portuguesa contemporânea.


A brochura, com mais alguma informação sobre a exposição pode ser consultada AQUI.

O comissário científico desta exposição é o Mestre Sérgio Ribeiro Pinto.

Uma actividade a acompanhar com todo o interesse.
A.A.B.M.

Sem comentários: