sexta-feira, 6 de Maio de 2011

DOCUMENTÁRIO - ASSALTO AO QUARTEL DE BEJA 50 ANOS DEPOIS



DOCUMENTÁRIO: "Assalto ao Quartel de Beja 5o Anos Depois" [estreia];
REALIZADORES: Miguel Babo & João Oliveira;
DIA: 8 de Maio (17,30 horas);
LOCAL: Auditório Municipal da Figueira da Foz.

"50 anos depois da tentativa de golpe armado com o 'Assalto ao Quartel de Beja', Miguel Babo e João Oliveira vão apresentar, em estreia absoluta, o documentário que recupera este momento histórico para a memória colectiva.

É já no próximo dia 8 de Maio, pelas 17h30, no Auditório Municipal da Figueira da Foz.

O assalto ao Quartel de Beja, que acabou com a prisão de quase todos os envolvidos e a morte de outro dois, é agora recordado neste documentário com o testemunho de muitos dos seus protagonistas, que também estarão presentes no dia 8 de Maio.

Edmundo Pedro, que foi uma das principais figuras do assalto ao Quartel de Beja, estará presente para falar também sobre o 2.º volume recentemente lançado, de 'Memórias – Um Combate Pela Liberdade', em que recorda, precisamente, este golpe.

Maximino Serra, um dos assaltantes e irmão do grande operacional da revolta, o recentemente falecido Manuel Serra; Lurdes Pedro; Delmar Silva; Raul Gomes Coelho; António Pereira; Manuel Peralta Pombo; Alfredo Guaparrão; José António Lemos e o Coronel Eugénio de Oliveira são outros dos protagonistas esperados.

No dia da estreia o programa começa com um almoço com os revolucionários de Beja, que são depois recebidos na Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Às 17h30 inicia-se a exibição do documentário, no Auditório Municipal, que se insere na programação com que a Junta de Freguesia de São Julião está a assinalar os 25 de Abril de 1974" [via O Figueirense, com a devida vénia - sublinhado nosso]

Na FOTO acima: Miguel Babo.

J.M.M.

Sem comentários: