domingo, 15 de maio de 2011

OUTRAS VOZES NA REPÚBLICA: UM CONGRESSO PARA A MEMÓRIA


Como AQUI e AQUI dissemos, decorreu na Figueira da Foz, no Palácio Sotto Mayor, na passada quinta e sexta-feira, 12 e 13 de Maio, um congresso que vai permanecer na memória de todos quanto participaram durante bastante tempo.

Numa magnifica organização do Museu da Presidência da República, dirigido pelo Dr. Diogo Gaspar, com a simpatia e eficácia das coordenadoras do Congresso Dras. Isabel Corrêa da Silva e Sílvia Correia que acompanharam sempre o decurso das sessões. Uma palavra de saudação também, a todo o staff do Museu, bem como o do Casino da Figueira, que apoiou o evento e que proporcionou uma excelsa noite, na companhia do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro.

Foram dois dias intensos, de trocas de experiências, novas perspectivas, abordagens, temáticas e reflexão. Como referiu o Prof. Doutor Fernando Catroga, na sessão de encerramento do congresso, "foi possível mesmo ouvir outras vozes na República", dos estudiosos já consagrados, jubilados e/ou no activo, a jovens que preparam os seus mestrados e doutoramentos, bem como investigadores independentes que se interessam pela temática. A todos foi permitido suscitar problemáticas e temas com a maior liberdade. Foi mesmo salientado que este é verdadeiramente o espírito da Res Publica, e o Almanaque Republicano esteve presente com estes dois obreiros, que meteram ombros a esta tarefa sempre inacabada, mas sempre em busca de novas informações e pistas e saboreou todos os momentos.

Uma iniciativa que superou as expectativas dos organizadores e que deixou satisfeitos, certamente, a quase totalidade dos perto de três centenas de participantes. A "prestação de contas", feitas pelos oradores na sessão de encerramento, serviu para marcar, de forma incisiva, alguns dos principais momentos e, sobretudo, para realçar a satisfação que os congressistas e organizadores sentiram com o sucesso do evento.

Aqui fica, para memória futura, uma recordação da sessão de encerramento, onde participaram o Professor Doutor Fernando Catroga e o Professor Guilherme de Oliveira Martins, na qualidade de Presidente do Centro Nacional de Cultura.

Um acontecimento memorável.
A.A.B.M.

1 comentário:

República em Mortágua disse...

Uma excelente organização, excelentes oradores e excelente convívio!