segunda-feira, 27 de junho de 2011
CARTILHA DO POVO (EDIÇÃO FAC-SIMILADA)
LIVRO: Cartilha do Povo (Edição fac-similada);
AUTOR: José Falcão;
EDITORA: C. M. de Miranda do Corvo /Edições Minerva;
C/ Nota Explicativa por Carlos Ferreira; um importante Perfil de José Falcão, por Amadeu Carvalho Homem; uma valiosa Introdução sobre as diferentes edições da Cartilha, por Fernando Fava e Palavras de Abertura, pela Pres. C. M. Miranda do Corvo, Fátima Ramos. Na capa, a foto de José Falcão, nos seus "tempos de estudante", cedida por Alexandre Ramires (CEIS-20).
“José Falcão, para além de ter sido das raras vozes que se ergueram a favor dos revoltosos da Comuna de Paris, foi também um dos mais obstinados divulgadores da ideia republicana. Este propósito de tornar acessível ao povo a nova mensagem política sofria o obstáculo da elevadíssima taxa de analfabetismo.
No início do último quartel do século XIX, mais de quatro quintos da população portuguesa não sabia ler, escrever e contar. Os livros, brochuras e jornais eram apenas lidos por uma minoria da burguesia culta, concentrada sobretudo em Lisboa, no porto e em Coimbra.
O problema da instrução pública esteve sempre presente nas preocupações dos evangelizadores republicanos. Foi esse o objectivo de José Falcão, quando elaborou e fez imprimir a sua memorável Cartilha do Povo. Impressa em papel modesto, para que os custos pudessem ser facilmente suportados, esta Cartilha obedeceu também à directriz de ser facilmente entendida por gente humilde, caldeada em trabalhos de invulgar dureza e, até então, desprezada pelas regiões da governação. Para isso, o autor praticará nela o método do diálogo, imaginando uma conversa entre José Povinho, inculto mas cheio de vontade de aprender, e João Portugal, personagem letrada …" [Amadeu Carvalho Homem, in Cartilha do Povo (ed. fac-similada)]
NOTA: das várias (18) edições da Cartilha do Povo, entre 1884-1909, registe-se que 4 (quatro) foram promovidas pela Comissão Republicana de Miranda do Corvo: três em 1906 e uma outra em 1908 [cf. Fernando Fava, "Introdução", p.XXX].
A Comissão Republicana de Miranda do Corvo integrava: Joaquim Pereira Falcão, António da Silva Bastos, João Baptista Leitão Pimenta, Manoel Pereira Batalhão e José Maria Baptista.
De referir que esta edição reproduz (ainda) as capas de outras edições da Cartilha, entre elas uma edição popular (1896) promovida pelos estudantes republicanos de Coimbra [Typ. Minerva, Vila Nova de Famalicão]; uma outra (1908) com edição de José Luz, impressa na Figueira da Foz; a edição feita pela Commissão parochial republicana de Beringel (1909); outra edição (1909) promovida pela Comissão Republicana de Taveiro e Ribeira de Frades [composta por Júlio de Figueiredo Fonseca, José E. Pereira Plácido, Manuel Duarte Esmeraldo, José S. Rôlla e António S. Rôlla] ; e uma outra (ainda de 1909) patrocinada pela Comissão Organizadora do Centro Republicano Dr. Fernandes Costa, Freguesia de Santa Cruz de Coimbra [comissão onde pontificavam António Ribeiro das Neves Machado, Afonso Augusto Pessoa, João Martins, Joaquim Luiz Olavo Júnior, António D’Oliveira, Pedro Leite Pinheiro e António Simões]. Uma outra edição, por nós referenciada, pode ser consultada AQUI.
J.M.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário