sexta-feira, 24 de junho de 2011

O SÉCULO E O 7º CENTENÁRIO DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA


Jornal O SÉCULO: vários números do jornal republicano O Século [dias 9, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de Junho de 1895; e do dia 1 e 2 de Julho] com especial referência às comemorações do 7º Centenário de Santo António de Lisboa [a comissão promotora dos festejos de Santo António de Lisboa - realizada a 13 de Junho de 1895 - tem a assinatura do Marquês de Pombal (presidente), Conde de Burnay (tesoureiro), Conde d'Avila (secretário), Júlio Augusto de Oliveira Pires, Marquês de Fronteira, na qualidade de vogais, e Carlos da Silva Pessoa, escrivão - cf. Torre do Tombo]

Este conjunto de números do periódico O Século "estende por vários dias simultaneamente todo um historial do santo, do mesmo modo que vai dando notícia, pela negativa, dos festejos citadinos que rodearam as ditas comemorações.

Luís Krus a Arlindo Caldeira referem no seu livro 8.º Centenário do Nascimento de Santo António (CTT Correios, Lisboa, 1995):

'... Uma outra forma de aproveitamento político da figura de Santo António ocorreu em 1895, por ocasião das comemorações do que se convencionou chamar o sétimo centenário do seu nascimento. Os organizadores tinham claramente o propósito de fazer da efeméride, que conjugava as solenidades religiosas com aspectos culturais e festejos populares, uma resposta católica e monárquico-conservadora às comemorações dos centenários de Camões (1880) e do Marquês de Pombal (1882), que tinham tido um carácter anticlerical e republicano, constituindo manifestações de propaganda com grande impacto. A comemoração antoniana acabou, em parte, por ser um fracasso, pois militantes anarquistas e maçónicos, diz-se que com a cumplicidade de alguns sectores monárquicos, boicotaram as principais manifestações públicas, lançando a confusão no programa comemorativo e desprestigiando os seus organizadores e os seus propósitos ...'


via Livraria Frenesi, com a devida vénia.

NOTA: sobre a contestação ao Centenário Antoniano de 1895 - nomeadamente os trabalhos decorrentes do Congresso Anticlerical de 25 e 18 de Junho de 1895 - ler MAIS AQUI.

J.M.M.

Sem comentários: