quinta-feira, 21 de julho de 2011

A REUNIÃO REVOLUCIONÁRIA DA RUA DA ESPERANÇA Nº106, LISBOA



3 de Outubro de 1910 - Residência da mãe do membro do Directório Inocêncio Camacho [Rua da Esperança, 106 (actual nº16), 3.º andar, Santos-o-Velho, Lisboa] onde se reuniram para a última reunião os revolucionários militares e civis do movimento de 5 de Outubro de 1910.

"Às 8 horas da noite de 3 de Outubro, José Relvas dirigiu-se, com cerca de meia centena de revolucionários militares e civis, para a casa da mãe de Inocêncio Camacho, situada na Rua da Esperança, 106, 3.º andar. Nessa reunião determinante, foi tomada a decisão de dar início à Revolução à 1 hora da madrugada de 4 de Outubro. Cândido dos Reis terá afirmado: A Revolução ou se faz esta noite ou não se faz" [testemunho de José Relvas]

"Às 8,30 horas estavam no segundo andar da casa da Rua da Esperança, reunidos numa pequena sala, os chefes civis e militares. Só Afonso Costa se sentara numa poltrona, ao canto da casa, na sombra. Todos estavam de pé, projectando-se os primeiros círculos de luz mais intensa do candeeiro de suspensão em Cândido dos Reis e nos oficiais (…). O Directório, que estava representado por mim e Inocêncio Camacho, José Barbosa, Cupertino Ribeiro e Eusébio Leão, aguardava silencioso as palavras decisivas dos oficiais revolucionários..." [Fonte: Machado Santos, A Revolução Portuguesa 1907-1910]

ALGUNS revolucionários presentes:

Afonso Costa, almirante Cândido dos Reis, João Chagas, José Relvas, 1º tenente Ladislau Parreira, 2º tenente Carlos da Maia, 2º tenente Sousa Dias, 2º tenente Tito de Morais; os revolucionários civis, Joaquim Pessoa (dono da casa de Banhos de S. Paulo – Travessa do Carvalho, 21 -, local escolhido como quartel general e onde hoje está instalada a Ordem dos Arquitectos), Manuel Duarte (lavrador de Alpiarça; industrial de panificação?), dr. Ricardo Durão (republicano de Alpiarça), António José de Almeida, Brito Camacho; os membros do Directório, Inocêncio Camacho, José Barbosa, Eusébio Leão; os militares, José Afonso Pala (capitão de Artilharia 1), Sá Cardoso (capitão de artilharia), general Encarnação Ribeiro, capitão Tomás Sousa Rosa (Cavalaria 2); os tenentes de Caçadores 5, Hélder Ribeiro, Álvaro Poppe, Américo Olavo, Carvalhal Correia Henriques; alferes Gomes da Silva (Caçadores 5); Ascenção Valdez (Infantaria 5) e Pinto Garcia; Nunes de Carvalho (Cavalaria 4); os oficiais da Armada, Silva Araújo, Assis Ferreira, Monteiro Guimarães e Carvalho Araújo; o médico naval [Alexandre José Botelho de] Vasconcelos e Sá; os revolucionários civis, o professor Simões Raposo (da Comissão de Resistência da Maçonaria), António Ferrão, Soares Guedes (comerciante).

Fontes: "Relatórios sobre a Revolução de 5 de Outubro", pref. e notas de Carlos Ferrão, C.M.L., 1978, pp-20-21; ou História da República, por Raul Rego, vol II, p.129.

FOTOS via Lisboa S.O.S.

J.M.M.

Sem comentários: