sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JOSÉ MENDES CABEÇADAS JÚNIOR



Assinala-se hoje, 19 de Agosto, o nascimento de um dos homens que tem a particularidade de estar fortemente ligado à implantação e à queda da I República em Portugal: José Mendes Cabeçadas Júnior, nascido em 1883.

Não pretendemos fazer uma biografia da personalidade, elas já existem com alguma qualidade disponíveis na internet. Salientamos algumas que nos parecem de melhor qualidade, mas vamos sobretudo tentar contribuir com algumas referências para se avançar no sentido de conhecer melhor a figura de José Mendes Cabeçadas Júnior. Entre as notas biográficas disponíveis na internet destacamos a que está disponível no Museu da Presidência da República, com muitos detalhes e que pode ser consultada AQUI. Outra nota biográfica pode ser consultada AQUI.

No post seguinte, vamos propor algumas sugestões bibliográficas para compreendermos melhor a figura e o seu papel, no contexto de uma época de polémicas. Mendes Cabeçadas foi também um militar de polémicas, republicano e maçon, pertenceu ao comité da Marinha que preparou os acontecimentos de 5 de Outubro de 1910 e desenvolveu uma importante acção conspirativa que contribuiu para o fim da República e início da Ditadura Militar com o golpe de 28 de Maio de 1926.

Na imagem acima, já uma referência bibliográfica,o catálogo da exposição sobre José Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve, que contou com textos de Joaquim Romero Magalhães, José Carlos Vilhena Mesquita, António Ventura, Maria Lúcia de Brito Moura, Joaquim Pintassilgo, João Madeira, Joaquim Manuel Vieira Rodrigues, Maria João Raminhos Duarte, Elsa Santos Alípio e do autor destas linhas.

A.A.B.M.

Sem comentários: