quarta-feira, 28 de setembro de 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO: PRESIDENTES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO


No final da tarde de ontem, 27 de Setembro, tivemos oportunidade de assistir à apresentação do livro editado pela Minerva Coimbra, nas instalações da livraria, no Bairro Norton de Matos, em Coimbra.

A sessão contou com uma sala bem composta de assistentes e, na mesa, contou a presença de cinco dos seis autores. Viam-se, entre os assistentes, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Dra. Fátima Ramos, o Dr. António Arnaut, José Dias, Isabel Vargues, Luís Reis Torgal, Carlos Esperança e Carlos Sá Furtado. Depois da apresentação dos membros da mesa, por parte da responsável da editora, de algumas palavras do Prof. Amadeu Carvalho Homem, na qualidade de presidente da Associção Cultural Alternativa e de Fernando Fava,enquanto coordenador do grupo de trabalho que meteu ombros à realização do livro.

Seguiu-se no uso da palavra o apresentante do livro, o Eng. Carlos Ferreira, presidente da comissão que organizou as Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo. Começou por lembrar algumas das principais figuras do republicanismo em Miranda do Corvo, com destaque para José Falcão, mas fez referência a diversas personalidades que no concelho se destacaram pelos seus ideais: Belisário Pimenta, Ferrer Correia, Luís Baeta de Campos, Fausto Correia e Henrique Brito de Carvalho. Entre alguns aspetos focados, merecem destaque, as seguintes ideias: os presidentes da I República tiveram todos uma forte ligação à cidade de Coimbra que, de uma forma ou de outra, marcou todos e cada um de forma vincada; outro aspeto destacado foi a força, ou mesmo a teimosia das convicções de cada um; finalmente, outro dos aspecto, foi a paixão que todos estes homens tinham pela Natureza, pelos passeios ao ar livre; finalmente, a ligação que todos tiveram à Maçonaria.

No final, após a apresentação, e enquanto os autores escreviam as suas dedicatórias aos interessados, seguiram-se alguns momentos de convívio e tertúlia entre os presentes.

A.A.B.M.

Sem comentários: