quarta-feira, 21 de setembro de 2011

POR PRISÃO O INFINITO: CENSURAS E LIBERDADE NA LITERATURA


A FLUP, vai organizar nos próximos dias 26 e 27 de Setembro de 2011, no âmbito do I ENCONTRO DE ESTUDOS LUSÓFONOS, um conjunto interessante de palestras de vários investigadores da História da Literatura e de outras áreas subordinadas ao tema: POR PRISÃO O INFINITO: CENSURAS E LIBERDADE NA LITERATURA.

As principais linhas temáticas do encontro vão ser:
• Censura(s): causas, consequências, modos
• Periferias, margens, (contra)correntes
• O autor e o seu tempo
• A língua
• A crítica: os seus condicionalismos e os seus efeitos
• A edição e circulação dos textos

Pode ainda ler-se na apresentação do encontro:

Partindo de um verso do brasileiro Castro Alves, este I Encontro do Grupo de Estudos Lusófonos pretende criar um espaço de debate e de divulgação da pesquisa mais jovem que se vai fazendo na FLUP ou por ela vai passando, em torno das literaturas de língua portuguesa. Reunindo estudantes dos diversos ciclos de estudos e de várias áreas disciplinares com professores e outros investigadores, esta iniciativa tentará conciliar o rigor científico com a capacidade de comunicação e de transferência de conhecimento, num ambiente de que todos os grupos se sintam parte.

O encontro será antecedido de um ciclo intitulado 5 livros, 5 filmes, em que serão apresentadas e discutidas adaptações para o cinema de três romances portugueses, um brasileiro e um moçambicano relacionados com a temática em causa. Haverá ainda um momento musical e um recital de poesia.

Pretende-se que este seja o primeiro de uma sequência anual de encontros, organizados por equipas sempre renovadas que integrem estudantes e professores.


Na Comissão Organizadora do Encontro participam:
Andreia Oliveira (EPL, 3.º ano)
Carolina Marcello (EPL, 3.º ano)
Francisco Topa (DEPER)

Os responsáveis da Comissão Científica do encontro são:
Ana Sofia Laranjinha
Celina Silva
Maria Luísa Malato
Zulmira C. Santos

O programa completo das actividades ao longo dos dois dias pode ser consultado AQUI.

Permitam-nos que destaquemos os trabalhos sobre Judith Teixeira, apresentado por Rita Sineiro; sobre Maria Velho da Costa, por Maria José Dias; sobre José Daniel Rodrigues da Costa, por Maria Luisa Malato Borralho; sobre Teixeira Gomes, por Maria João Raminhos Duarte; sobre Nelson Rodrigues, por Juliana Braga; e sobre João Ubaldo Ribeiro, por Inês Castro e Silva.

Para os interessado já é possível aceder a alguns dos textos dos conferências consultando as atas online AQUI.

Um evento que merece a melhor divulgação.

A.A.B.M.

Sem comentários: