terça-feira, 18 de outubro de 2011

MIRANDA DO CORVO – A MAÇONARIA E O ADVENTO DA REPÚBLICA


EXPOSIÇÃO: A Maçonaria e o advento da República;
DIAS: de 5 a 31 de Outubro 2011-10-18;
LOCAL: Biblioteca Municipal Miguel Torga (Miranda do Corvo);
ORGANIZAÇÃO: Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo.

A Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo, no passado dia 5 de Outubro, comemorou o evento com a inauguração do "Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem" e apresentou uma estimada Exposição sobre a "Maçonaria e o advento da República", acompanhada do respectivo Catálogo [com 64 p.; sob coord. de Carlos Ferreira e design gráfico de Fausto Morais; apresenta, ainda, um curioso texto, "5 de Outubro – Porquê?", da autoria de António Lopes, director do Museu Maçónico Português].

A Organização da invulgar Exposição esteve a cargo de Carlos Ferreira, António Lopes, Aires Henriques e Margarida Coimbra.

As excelentes e invulgares peças bibliográficas e a riqueza iconográfica divulgada, pertença de diversas colecções particulares e institucionais, merecem destaque: colecção Aires Henriques/Villa Isaura [curioso e valioso recheio da colecção existente na Villa Isaura/ Troviscais (Pedrogão Grande) – Museu da República e Maçonaria – como um conjunto de raras obras e valiosos folhetos maçónicos e anti-maçónicos, paramentos e jóias maçónicas, certificados de iniciação maçónica (Loja Pureza, GOLU, 1888), estampas, livros, desenhos e retratos de republicanos (ilustres), bem como invulgares peças de cerâmica referentes à República (com realce para excelentes bustos da República)]; colecção da Família Baeta de Campos [um lote pouco vulgar de peças bibliográficas de interesse maçónico – caso do "Manual do Cobridor", 1899, vários Rituais de diversos graus, uma invulgar Carteira de Identidade Maçónica (de António Sarmento, da R. L. Symb. D. Pedro I) -, uma curiosa peça rosa-cruz, "Cartas Rosacruzes", 1920]; colecção Carlos Ferreira [um comunicado do Conselho da Ordem do GOLU, 1884; os Estatutos e Regulamento Interno da Associação do Registo Civil; o jornal A Paródia; um conjunto estimado de obras republicanas de importância para Miranda do Corvo]; peças da colecção do Museu Maçónico Português (Grémio Lusitano); peças da colecção [maçónica] pertença do Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz [diversas faixas, escapulários, insígnias e aventais maçónicos]; uma invulgar conjunto de insígnias e jóias maçónicas (de Armando Alves da Silva) pertencentes à colecção Maria da Natividade Ferreira da Silva; peças provenientes da colecção José Abranches [refira-se os curiosos carimbo da Loja Construir, de Coimbra, 1931]; colecção pertença do Arquivo Municipal de Miranda do Corvo [de salientar o Auto da Proclamação da república em Miranda]; uma colecção de postais de Miranda de Corvo, pertença de António Simões; fotos provenientes da colecção do Arquivo Municipal da Universidade de Coimbra (com refª a Belisário Pimenta); peças da colecção Natércia Vilaça e da Fundação Bissaya-Barreto.



[MALHETE da Loja maçónica Obreiros do Trabalho - finais do século XIX ou início do séc. XX -, proveniente da Colecção Aires Henriques/Villa Isaura - in Catálogo da Exposição "A Maçonaria e o advento da República", p. 35]

J.M.M.

1 comentário:

xemadiaz@hotmail.es disse...

Mándeme,si es posible, publicaciones y periódicos en la comuna de Graus(Huesca,España).Años 1936-1939
Muchas gracias.