terça-feira, 4 de outubro de 2011
O CARBONÁRIO, DE ÉVORA, 100 ANOS DEPOIS
Em Évora, o semanário O Carbonário, assinalava assim o primeiro aniversário da Implantação da República.
Este jornal que se publicou em Évora:
A sua publicação teve inicio pouco mais de um mês após a implantação da República Portuguesa, em 27 de Novembro de 1910, e suspendeu ao nº 124, de 30 de Março de 1913.
Este jornal,semanário Republicano Radical, como se intitulava, era dirigido por Leonel de Sousa, tinha por editor Agripino de Oliveira.
Sobre este jornal encontramos estas referências:
Tinha por director o ajudante de finanças e antigo correspondente do jornal “O Mundo” Leonel Augusto Rosado de Sousa . Logo no número inicial advertia para o facto de «não ter qualquer relação com a Carbonária Portuguesa, associação secreta que tão relevantes serviços prestou à obra da República». Mas uma análise à sua lista de colaboradores revela não ser ter sido bem assim; para além de nela figurarem os nomes bem conhecidos de José Augusto do Rosário, Agripino de Oliveira e José do Vale, também na mesma se encontram uma série de pseudónimos com que muitos encobrem a sua identidade. Atente-se nalguns a título de exemplo: Zig-Zag, Vagabundo, Mesmer, Mágico, Ego, Marius, Newton, El Leon, Alpha, Coxo, Ximenes, Z., Ragi, Sila, Zero, Repinto, Remígio ou Zigomar.
A partir de 24 de Março de 1912 passa a identificar-se com o Partido Republicano Democrático de Afonso Costa e muda de director, dado que Leonel de Sousa é colocado em Lisboa. Sucede-lhe Pedro de Aguilar, funcionário da Agência de Portugal, que exactamente um ano mais tarde é transferido em missão de serviço para Leiria para chefiar a respectiva Agência. Pouco dias decorridos a administração informa que «passando este jornal para uma nova empresa, por meio de acções, resolveu a redacção suspender a sua publicação até quedefinitivamente esteja constituída a respectiva empresa, o que será dentro de pouco tempo». “O Carbonário” não voltará a ver a luz do dia. A nova empresa denominada de “Sul Democrático”, assume a sua continuidade garantindo que será um órgão de apoio ao Centro Republicano Democrático Liberdade mas muda-lhe o título para o nome da empresa.
Mais informações pode ser colhidas AQUI.
Sobre a imprensa de Évora, podem recolher-se algumas informações úteis AQUI.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário