domingo, 16 de outubro de 2011

VIAGENS PELA ESCRITA: 100 ANOS DE TURISMO EM PORTUGAL


Encontra-se a decorrer já há alguns dias, mas será sempre uma visita proveitosa à Biblioteca Nacional, para técnicos, estudantes e interessados na temática do Turismo em Portugal, na História Económica e Cultural de Portugal do século XX, para descobrirem alguns dos tesouros que se encontram por lá escondidos.

Afirma-se no texto de divulgação da exposição:
O Turismo também se escreve. Nos guias, roteiros, monografias, ensaios, teses, dicionários, revistas e literatura de viagens, em distintas abordagens e para diferentes fins, tipologias complementadas pelos cartazes, bilhetes-postais e mapas, sempre tão sugestivos. Observamos, assim, um amplo leque de opções que tornaram o Turismo um tema diverso na literatura e nos estudos técnicos e científicos.

Nas páginas escritas e na iconografia associada, viajamos pelos ensinamentos da Geografia, Economia, Arquitectura, Sociologia, Antropologia, entre outras áreas do saber, ou pelos mundos da Hotelaria, dos Operadores Turísticos, da Gastronomia, dos Eventos, do Lazer e Recreação, do Ambiente, dos Recursos e Produtos Turísticos, envolvendo todas as áreas humanas e da Natureza.

Na evolução dos tempos, o primeiro êxito editorial de uma publicação dedicada às viagens e ao Turismo, em Portugal, remonta à Gazeta dos Caminhos de Ferro (desde 1888), na qual se destacam as rubricas “Viagens e Transportes” e “Termas, Campos e Praias”, bem como variadas crónicas e sugestões de viagem aos leitores.


A informação complementa pode ser consultada AQUI.

Uma iniciativa que merece a nossa melhor divulgação.

A.A.B.M.

Sem comentários: