segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
A MAÇONARIA NA SOCIEDADE - DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XXI
CONFERÊNCIA: A Maçonaria na sociedade – do século XVIII ao século XXI;
DIA: 15 de Dezembro de 2011 (14 horas);
LOCAL: Sala Multiusos 2(Edifício ID, Piso 4) da FCSH da Universidade Nova:
ORADOR: António Lopes (FCSH-UNL);
ORGANIZAÇÃO: Instituto de História Contemporânea - Ciclo Modernidade e Tradição (FCSH-UNL).
"A tradição constitui-se como uma memória do passado, fundada na transmissão, onde estão presentes sinais, símbolos ou outras formas de registo, que desembocam no enriquecimento intelectual desde que também se constitua como um acto refletido e na maior parte das vezes simbólico. Constituindo uma forma de interiorizar valores, ela é também mais do que um depósito de saberes que passa de mão em mão.
Entendeu-se desde sempre em maçonaria de que o Conhecimento não se dá nem se recebe. Ele é fruto de um trabalho continuado baseado no estudo, na reflexão, na transmissão de saberes, mas muito especialmente, em simultâneo com uma crescente elaboração dos esquemas mentais de racciocínio.
Estão assim criadas as bases para a existência de dois mitos: um primeiro da tradição, perdido na poeira dos tempos e outro de modernidade, criado com base no aperfeiçoamento individual. O primeiro justifica a repetição e a segurança, o segundo permite-lhe inventar-se todos os dias, criando uma dinâmica interna, que a Maçonaria transporta desde o século XVIII até aos dias de hoje" [AQUI]
NOTA: Esta conferência integra-se no Ciclo Modernidade e Tradição (Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo) que se tem vindo a realizar durante este mês e que prossegue até ao próximo mês de Janeiro de 2012.
J.M.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário