terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA: O TRIBUNO DA REPÚBLICA


Vai ser apresentado no próximo dia 11 de Janeiro de 2012, o livro António José de Almeida, O Tribuno da República, da autoria da Doutora Ana Paula Pires.

O evento vai ter lugar pelas 18.30h, na Biblioteca da Assembleia da República.

Para apresentar a obra está convidada a Professora Doutora Maria Fernanda Rollo.

Pode ler-se no currículo da Doutora Ana Paula Pires, de onde destacamos alguns elementos de maior importância:

2000 - Conclusão da Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a média de 15 valores.
Dezembro de 2004 – Mestre em História dos Séculos XIX e XX (Secção do Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de “Muito Bom”.

19 de Abril de 2010 – Doutoramento em História, especialidade História Económica e Social Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa tendo obtido o grau apresentando uma dissertação intitulada Portugal e a I Guerra Mundial. A República e a Economia de Guerra, com a classificação de Muito Bom, com distinção e louvor, por unanimidade do Júri.


Prémios e Distinções:
Prémio de História Alberto Sampaio 2006.

Publicações:

"Persistência, tenacidade, ideia e arte: a metalurgia portuguesa durante a 1ª metade do século XX” in Engenho e Obra – uma abordagem à história da engenharia em Portugal do século XX, (coord.) José Maria Brandão de Brito, Manuel Heitor e Maria Fernanda Rollo, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2002, pp.150-155.

“Das oficinas metalúrgicas (séc. XIX) ao fabrico de precisão em série (1948)” in Engenho e Obra – Memória de uma Exposição, (coord.) Manuel Heitor, José Maria Brandão de Brito, Maria Fernanda Rollo, Henrique Cayatte, José Pessoa e Rui Trindade, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2003, pp.61-63.

“Da emergência à reconversão da metalomecânica pesada” in Engenho e Obra – Memória de uma Exposição, (coord.) Manuel Heitor, José Maria Brandão de Brito, Maria Fernanda Rollo, Henrique Cayatte, José Pessoa e Rui Trindade, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2003, pp.113-116.

“Presistência, tenacidade, ideia e arte: a metalurgia portuguesa durante a 1.ª metade do século XX” in Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX – Grandes temas, Vol. II (coord) Manuel Heitor, José Maria Brandão de Brito et Maria Fernanda Rollo, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2004, pp.195-217.

“Contributos para a história da metalomecânica pesada em Portugal” in Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX – Grandes temas, Vol. II (coord) Manuel Heitor, José Maria Brandão de Brito et Maria Fernanda Rollo, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2004, pp.861-879.

A Indústria de Moagem de Cereais. Sua organização e reflexos políticos do seu desenvolvimento durante a I República (1899-1929), Dissertação de Mestrado em História dos Séculos XIX e XX, Secção do Século XX, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Setembro de 2004(Policopiado).

“Os “tentáculos do polvo” atravessam o Oceano: a aventura africana da Companhia Industrial de Portugal e Colónias durante a I República” in Ler História, n.º 47, 2004, pp.5-27.

“António de Sommer Champalimaud, um Marechal da Indústria e da Finança” in Memórias da Siderurgia. Contribuições para a História da Indústria Siderúrgica em Portugal, (Cord.) Maria Fernanda Rollo, Lisboa, História Publicações, Junho de 2005, pp.119-137.

Portugal e a I Guerra Mundial, Caleidoscópio, Lisboa, 2011.


Uma obra imprescindível para se compreender melhor a figura de António José de Almeida e como ele se tornou um "ídolo" para as populações da época.

Um evento e uma obra a não perder.

A.A.B.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

António Ventura também tem mais um tribuno: Magalhães Lima. A não perder.MJ