sábado, 28 de janeiro de 2012
COMEMORAÇÕES DO 121º ANIVERSÁRIO DO 31 DE JANEIRO DE 1891
Aproveitando as comemorações de mais um aniversário da revolução republicana de 31 de Janeiro de 1891, desencadeada na cidade do Porto, vão realizar-se em alguns locais comemorações do evento.
Em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai realizar-se a sessão de apresentação do livro A Popularização da Cultura Republicana (1881-1910), edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, publicado no ano passado, que conta com a presença da autora Lia Ribeiro, no próximo dia 31 de Janeiro, terça-feira, pelas 18h00.
Pode ler-se na sinopse da obra:
A propaganda republicana, a par das actividades de evidente publicidade e maior “mediatização”, percorreu caminhos de menor visibilidade que tinham como objectivo derramar o ideário democrático junto das camadas consideradas populares, ou seja, de baixo estrato económico e cultural. Este trabalho enquadra-se nesta vertente aparentemente críptica e, por isso, pouco conhecida da catequização democrática, no sentido de popularizar a sua ideologia. Os estudos até hoje dedicados a esta temática integram as actividades de doutrinação popular no vasto horizonte da propaganda de massas. Porém, a abordagem que ora fazemos atribui inteiro protagonismo ao esforço manifestamente popularizador desenvolvido pelos prosélitos da democracia rentabilizando elaborações culturais tipicamente populares. Quem foram os seus agentes? Que cultura verteram? A que meios recorreram? Que rituais encenavam? São algumas das questões que aqui encontram resposta, num trabalho premiado com uma menção honrosa do Prémio de História Contemporânea 2005 da Fundação Mário Soares.
A autora:
Lia Armandina Sá Paulo Ribeiro (Mogadouro, 1970) é licenciada em História – Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (1992). Obteve uma pós-graduação em História Contemporânea de Portugal, na mesma Faculdade (1995). É mestre em História das Ideologias e das Utopias Contemporâneas pela mesma instituição (2003).
Lia Ribeiro passou as suas infância e adolescência em Torres Novas, regressando à cidade, por razões profissionais, em 2004, onde vive até hoje.
Atualmente, exerce a função de professora do 3.º Ciclo e Secundário na EB2.3/S D. Maria II – Vila Nova da Barquinha. É formadora de professores. A sua dissertação de mestrado obteve uma Menção Honrosa do Prémio de História Contemporânea 2005 da Fundação Mário Soares.
Uma iniciativa que se saúda e que merece toda a divulgação.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário