sexta-feira, 23 de março de 2012
CINQUENTENÁRIO DA CRISE ACADÉMICA DE 1962
Iniciam-se amanhã as comemorações do 50ºAniversário do início da Crise Académica de 1962.
No âmbito dessas comemorações foi disponibilizado um conjunto de elementos sobre os acontecimentos que pode ser consultado AQUI.
Através desta página com o repositórios de documentos, depoimentos, imagens e testemunhos de alguns dos intervenientes. Entre eles podem referir-se algumas personalidades bem conhecidas da nossa vida política, social e económica, como: Isabel do Carmo, Ana Benavente, Helder Costa, Rui Namorado, Medeiros Ferreira, Ruy d'Espiney e Jorge Sampaio, entre muitos outros.
Amanhã realiza-se um almoço convívio na Cantina Universitária em Lisboa e inaugura-se a Exposição "100 DIAS QUE ABALARAM O REGIME", pelas 11H30, no átrio de entrada da Reitoria. Procede-se ainda ao lançamento do catálogo da referida exposição, com documentos, fotografias e textos de alguns intervenientes.
Também amanhã, mas às 17H30, terá lugar uma Sarau na Aula Magna, em que actuarão, entre outros, o Coro Universitário, João Afonso num momento de homenagem ao Zeca e o Grupo Jurídico de Canto e Guitarra de Coimbra interpretando Adriano.
Um dos momentos de combate contra o Regime Salazarista, que marcou pela sua influência nos anos seguintes e nos protagonistas que fez emergir. Num contexto em que a Guerra Colonial já era uma realidade e devido à participação de alguns dos intervenientes na crise académica terem sido castigados com a ida para a frente de combate. Algumas marcas desta efeméride já foram assinalados AQUI.
Um acontecimento que marcou a memória coletiva dos intervenientes diretos e deixou muitas marcas ao longo do tempo.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário