quarta-feira, 7 de março de 2012

DR. MIGUEL BOMBARDA - n. 6 DE MARÇO DE 1851


LIVRO: A Ciência e o Jesuitismo. Réplica a um Padre Sábio, Lisboa, Parceria António Maria Pereira, 1900;
AUTOR: Miguel Bombarda

Trata-se da violenta resposta do professor da escola médico-cirúrgica Miguel Bombarda [1851-1910] na polémica que o opôs ao padre jesuíta [1864-1900] Manuel Fernandes Santana [com sólida cultura teológica e filosófica, foi professor no Colégio de S. Fiel e no de Campolide, duro combatente contra o materialismo positivista e o laicismo, foi fundador da Liga de Acção Social Cristã e outras mais associações, colaborou na revista Brotéria].

Miguel Bombarda - figura grada do republicanismo [curiosamente a sua adesão data apenas de 1908, quando se associa com Teófilo Braga na Liga Liberal], militante naturalista e positivista, socialista liberal, maçon, implacável combatente anticlerical, prestigiado cientista e experimentalista [no campo terapêutico e da psiquiatria, com vasta bibliografia] e intransigente defensor da medicina social, director do Hospital de Rilhafoles [em 1892, por intervenção de Dias Ferreira] e deputado. Foi, como se sabe, assassinado por um louco a 3 de Outubro de 1910 - polemizou contra as teses escolásticas jesuíticas [a “ciência contra a alma”] e a visão metafísica neotomista do primado da alma, onde não havia lugar ao esforço científico, “por inferior e limitado”.

A famosa polémica entre Miguel Bombarda e o jesuíta Manuel Fernandes Santana [ou, de outro modo, entre a “ciência e a religião”] inicia-se em 1897 [data das conferências de Miguel Bombarda], a que se segue o comentário do padre jesuíta em “Evisceração da Consciência e Livre Arbítrio do sr. Dr. Miguel Bombarda”; após a publicação do livro de Miguel Bombarda, “Consciência e Livre Arbítrio” (1898,) o padre replica no “Correio Nacional”, na obra “Materialismo em Face da Ciência” e nas “Bases Científicas da Religião” (1899-1900). Termina a polémica, já após a morte de Manuel Fernandes Santana, quando Miguel Bombarda publica (1900) “A Ciência e o jesuitismo – Replica a um Padre Sábio” [sobre a célebre polémica consultar o artigo de Vítor Neto na Revista Portuguesa de História, vol. 36 (2006), “Miguel Bombarda e Manuel Fernandes Santana – um confronto de ideias”]

FOTO via Memória da República

J.M.M.

Sem comentários: