quarta-feira, 18 de abril de 2012

HOMENAGEM A JOAQUIM ROMERO MAGALHÃES


Decorreu, esta tarde, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a última lição e a homenagem ao Professor Joaquim Romero Magalhães. Conforme se pode ver na fotografia que apresentamos, da direita para a esquerda, estiveram na mesa o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, o homenageado, o Diretor da Faculdade de Economia e antigo aluno do homenageado, Professor Doutor José Reis, o Doutor Álvaro Garrido e a representante da Editora Almedina, que promoveu a edição do livro de homenagem que referimos AQUI.

Num anfiteatro cheio, onde se encontravam alguns antigos alunos da Faculdade como o Dr. Manuel Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra e o atual presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, professores da FEUC e da FLUC (Isabel Vargues, Manuela Tavares Ribeiro, João Paulo Avelãs Nunes), professores de outras Universidades como do ISEG, Nuno Valério e Maria Eugénia Mata, David Justino, Universidade do Porto, Luís Miguel Duarte, Universidade de Évora Fernanda Olival, Universidade do Algarve, António Rosa Mendes, entre muitos outros que quiseram estar presentes neste momento. Alguns deles, e não somente familiares, deslocaram-se propositadamente do Algarve para o cumprimentar neste dia.

Momento que marca uma carreira universitária, mas não pára projetos e ideias que o homenageado anunciou que ainda tem por concretizar, nos livros que ainda quer escrever, entre outros aspetos. A última lição representa um ciclo que se encerra, mas um novo que se abre. A partir de agora, talvez já sem as pressões e as obrigações inerentes às funções, mas a capacidade de aproveitar mais as coisas e tentar, como foi dito pelo próprio "divertir-se" com aquilo que gosta.

A última lição proferida pelo professor de História Económica, entre as muitas referências que fez da sua vida pessoal e académica, aos cargos políticos que desempenhou, em especial no período pós-25 de Abril, às funções que desempenhou como Comissário Geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, aos episódios marcantes que passou quando chegou a Coimbra, as personalidades que conheceu nessa fase com destaque para o Professor Salvador Dias Arnaut e para o Professor Paulo Quintela. Aproveitou também para relembrar como se cruzou com o Professor Vitorino Magalhães Godinho e como este lhe abriu as portas a um novo mundo de investigação histórica que se fazia no exterior, emprestando-lhe os livros e os autores que, na época, ainda eram desconhecidos em Portugal como Lucien Febvre, Ernest Labrousse e, sobretudo, Fernand Braudel.

Um final de tarde de encontros e reencontros com alguns dos fazedores da História que se vai investigando em Portugal, em especial da História Económica e Social, onde o Professor Joaquim Romero Magalhães tem um lugar de destaque.

A.A.B.M.

Sem comentários: