quarta-feira, 4 de abril de 2012

PORTUGAL CONTEMPORÂNEO: ESTUDOS HISTÓRICOS COMENTADOS


No próximo dia 11 de Abril de 2012 vão realizar-se duas sessões do seminário organizado pelo Instituto de História Contemporânea, coordenadas pelos Professores Fernando Rosas e Paula Borges Santos.

A primeira, às 16 horas, conduzida por Flamarion Maués e comentada por Nuno Medeiros, extremamente interessante sobre Livros que tomam partido. A edição política em Portugal (1968-1982). Certamente com referências às edições clandestinas que circulavam, aos escritores proibidos no período do Marcelismo, aos editores com Francisco Lyon de Castro, Fernando Ribeiro de Mello, entre muitos outros.



Mais tarde, pelas 18 horas, Ricardo Noronha conduz uma apresentação sobre Política e Economia: a banca nacionalizada durante o PREC, que a Professora Eugénia Mata comentará. Certamente curiosos os contornos que envolveram esta medida e as consequências que teve e tem na economia portuguesa até aos nossos dias. Um tema por demais interessante porque ainda recentemente idêntica medida foi tomada, noutro contexto, e que tanta polémica tem provocado na sociedade portuguesa, tal como a decisão de há quase quatro décadas provocou.

Um conjunto de iniciativas a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: