terça-feira, 22 de maio de 2012

ESPAÇOS E TERRITÓRIOS EM CONFLITO



Vai realizar-se nos próximos dias 25 e 26 de Maio de 2012, o Colóquio Espaços e Poderes em Conflito, Reforma e organização do território no Portugal Contemporâneo.

O colóquio vai ter lugar no Audotório 1 da FCSH, da Universidade Nova de Lisboa, tendo na organização: Daniel Alves, Nuno Pousinho e Nuno Miguel Lima. Grupo de investigação "Territórios e Sociedades" do IHC, FCSH-UNL


Refere-se na nota de apresentação do colóquio:
O controlo sobre o território representou sempre, em qualquer época histórica, uma componente importante de afirmação dos poderes, seja ao nível do Estado central, das entidades administrativas que compõem a sua implementação periférica, das próprias elites ou até das populações locais. Entendendo uma determinada circunscrição territorial como um espaço de poder, mas também como um espaço de identificação de comunidades e de criação de valores sociais, políticos e culturais, é evidente que as alterações, propostas ou efectivamente executadas, à delimitação física desses mesmos espaços implicaram sempre repercussões nas relações de poder entre aqueles diferentes níveis da sociedade, por vezes, gerando resistências e conflitos. Tendo como foco a época contemporânea em Portugal, balizado entre a reforma das comarcas de 1790 e a actualidade, este encontro pretende reflectir sobre a forma como diferentes percepções e apropriações do espaço terão influenciado as várias reformas territoriais em Portugal, continental e insular, e as dinâmicas de poder, de confronto ou acomodação, entre os agentes políticos, administrativos e sociais que gerem e se apropriam desses espaços. Centrando a atenção nos momentos em que as relações entre o espaço e os poderes tiveram ou projectavam ter um impacto mais profundo na efectiva alteração do território, com um natural destaque para a fase de grande ruptura que nesta dinâmica representou o Liberalismo, procurar-se-á apresentar e discutir as implicações essencialmente políticas e sociais desses momentos de mudança, procurando, ao mesmo tempo, dar um contributo académico, assente numa perspectiva histórica de longa duração, para o actual debate público sobre as reformas do território.
O programa detalhado do colóquio pode ser consultado AQUI.

Um programa interessante e sobretudo importante tendo em conta as reformas políticas que têm vindo a ser discutidas e que, parece, vão ser aplicadas.

Entre os oradores encontram-se: Nuno Pousinho, Nuno Miguel Lima, Paulo Jorge Fernandes, Jorge Fernandes Alves, Fernando Catroga, Daniel Francisco, Daniel Alves ,Paulo Silveira e Sousa, Alberto Vieira e Luís Espinha da Silveira.

A.A.B.M.

Sem comentários: