quinta-feira, 10 de maio de 2012

RAÚL PROENÇA: EVOCAÇÃO


Assinala-se hoje o nascimento de um dos intelectuais republicanos mais influentes (10de Maio de 1884): Raúl Sangerman Proença.

A vida e obra de Raúl Proença, como publicista, professor e escritor marcou uma época. Porque colaborou em inúmeras pubicações desde as Caldas da Rainha ao Algarve, porque foi o principal animador da Seara Nova, bibliotecónomo na Biblioteca Nacional e introduzindo as novas regras de catalogação, pensador e político. Republicano, foi um dos grandes apologistas da participação de Portugal na Grande Guerra. Ligado ao movimento da Renascença Portuguesa, acaba por se afastar devido a divergências com Teixeira de Pascoais. Entretanto, conhece e começa a conviver com António Sérgio, Jaime Cortesão, David Ferreira, entre outros e formam o denominado Grupo da Biblioteca que depois colaboraram com ele na elaboração do Guia de Portugal.

Com a queda da República, Proença assume uma posição crítica face à Ditadura Militar e começam os problemas com o regime. Em 1927 é obrigado a exilar-se e apesar do seu regresso passado algum tempo surgem (4 anos de exílio, primeiro, em Madrid e depois Paris), os problemas de saúde e a partir de 1931 agravam-se e é mesmo internado numa instituição de saúde mental.

Vem a falecer, no Porto, em 20 de Maio de 1941.

Mais do que analisarmos os seus dados biográficos, que existem com alguma qualidade AQUI, AQUI ou AQUI, interessa divulgar o seu pensamento, as suas ideias e as suas polémicas, como estas AQUI, AQUI, ou AQUI.

Uma efeméride para recordar.
A.A.B.M.

Sem comentários: