sexta-feira, 29 de junho de 2012

JAIME CORTESÃO E A ARRÁBIDA


COLÓQUIO: JAIME CORTESÃO E A ARRÁBIDA;
DIA: 30 de Junho (10,30 horas);
LOCAL: Biblioteca Municipal de Sesimbra [sala Polivalente];
ORGANIZAÇÃO: Círculo Cultural António Telmo, C.M. Sesimbra, revista Nova Águia, revista Cadernos de Filosofia Extravagante.

TEMAS/ORADORES: Jaime Cortesão e o “Risco” da Renascença Portuguesa [António Braz de Oliveira]; A Renascença Portuguesa e o Percurso Político e Historiográfico de Jaime Cortesão [Nuno Sottomayor Ferrão]; Jaime Cortesão, A Renascença Portuguesa e o Ensino da História Pátria [Pedro Martins]; Jaime Cortesão e Agostinho da Silva [Renato Epifânio]; A Poesia de Jaime Cortesão [António Cândido Franco]; O Franciscanismo de Jaime Cortesão [Elísio Gala]; Jaime Cortesão e a Arrábida [Roque Braz de Oliveira]; ÁS 18 HORAS: Visionamento do filme "O Convento", de Manoel de Oliveira.

Dar conteúdo renovador e fecundo à revolução republicana, eis, nas palavras de Jaime Cortesão, o propósito fundamental da Renascença Portuguesa, movimento cultural, patriótico e cívico de importância superlativa na vida espiritual do nosso país, e de que, em 2012, se comemora o primeiro centenário ..." [ler mais AQUI - II ciclo de estudos em homenagem a António Telmo. O legado da Renascença Portuguesa: livros e autores]

J.M.M.

Sem comentários: