quarta-feira, 11 de julho de 2012

OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DO MAÇONISMO MODERNO: CONFERÊNCIA


Na próxima sexta-feira, 13 de Julho de 2012, pelas 21.30h, no Museu Bernardino Machado, em Famalicão, realiza-se a última conferência do ciclo que tem vindo a decorrer ao longo deste ano dedicado ao tema: A Maçonaria em Portugal do século XVIII ao XXI.

O conferencista convidado é Fernando Catroga e vai apresentar uma comunicação intitulada Os Fundamentos Filosóficos do Maçonismo Moderno.

Fernando Catroga é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Instituto de História e Teoria das Ideias). Para além das suas funções universitárias, acções científicas e actividade docente, tem realizado centenas de conferências em Portugal, Espanha, França, ex-URSS, Alemanha, Brasil, E. U. A e Bélgica. Com áreas de interesses que vai desde a História Cultural, passando pela História da Cultura em Portugal (Séculos XIX-XX), História da Cultura Europeia, História das Ideias Políticas, Teorias da Nação e do nacionalismo, Teorias da História ou pela Historiografia, tem colaboração dispersa em algumas revistas, nomeadamente Revista de História das Ideias, em algumas obras colectivas, caso da História de Portugal, dirigida por José Mattoso. Publicou múltiplos estudos entre os quais A Formação do Movimento Republicano: 1870-1883 (1982), A Militância Laica e a Descristianização da Morte em Portugal: 1865-1911 (1988), O Republicanismo em Portugal: da formação ao 5 de Outubro de 1910 (1991, 2000)”, O Céu da memória: cemitério romântico e culto cívico dos mortos (1999), Antero de Quental: história, socialismo e política (2001), Memória, História e Historiografia (2001), Caminhos do Fim da História (2003), Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil (2006) e, mais recentemente, Ensaio Respublicano (2011).

Para os interessados podem consultar AQUI o currículo científico, embora já necessite de ser actualizado.

Uma iniciativa a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: