quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CONGRESSO INTERNACIONAL: ENTRE A HISTÓRIA E O DIREITO - HOMENAGEM A ANTÓNIO MANUEL HESPANHA



Nos próximos dias 27 e 28 de Setembro de 2012, vai realizar-se um congresso internacional de homenagem a António Manuel Hespanha na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

No texto de divulgação do congresso pode ler-se:

As várias décadas de ensino e de produção científica de António Manuel Hespanha, assim como o grande impacto do seu pensamento nas áreas da História e do Direito, motivaram a realização do presente congresso de homenagem.

Concebido de forma a congregar muitos dos que se vincularam ao pensamento de António
Hespanha, este congresso tem como finalidade promover o diálogo com a sua multifacetada obra.

Foram por isso definidos quatro painéis, os quais reflectem os vários caminhos e cruzamentos que consistentemente trilhou: «História jurídica e institucional das épocas moderna e contemporânea», «Sistemas políticos do Antigo Regime e suas extensões coloniais», «Teorias do Direito» e «Comunicação, textos e representações». Apesar de estarem longe de esgotar a riqueza do percurso académico, científico e político de António Hespanha, estes quatro painéis funcionam como prismas através dos quais é possível observar os diversos reflexos da sua obra.

O trabalho intelectual de António Hespanha sempre se caracterizou por um diálogo fundado no rigor científico, na hermenêutica e no contraditório, sendo frequentemente marcado pela inquietude provocada pelas dificuldades políticas e sociais contemporâneas, as quais Hespanha nunca se furtou de pensar criticamente, tanto nas suas aulas quanto nos seus textos. Em sintonia com essa atitude, este congresso pretende promover um debate plural e multidimensional, e ambiciona, também,
suscitar um repositório de questões que sirva de inspiração para novos itinerários de investigação.


A Comissão Organizadora do congresso é constituída por: Ângela Barreto Xavier, Cristina Nogueira da Silva, José Subtil, Mafalda Soares da Cunha,Maria Teresa Beleza, Nuno Camarinhas, Nuno Gonçalo Monteiro, Pedro Cardim.

Ao longo de dois dias vão ser debatidos em três paineis a decorrer em simultâneo na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, que contam com a participação de mais de sete dezenas de investigadores, onde se destacam na área da História: Joana Estorninho de Almeida, Fátima Moura Ferreira, Miriam Halpern Pereira, Maria João Vaz, Ana Margarida Seixas, Rui Tavares, André Belo, José Vicente Serrão, Luís Nuno Rodrigues, entre muitos outros.

Um evento a acompanhar com atenção e cujo programa completo pode ser consultado AQUI.

A.A.B.M.

Sem comentários: