Na página http://www.uc.pt/imprensa_uc/noticias/apresentacao_feriados, da Imprensa da Universidade de Coimbra, pode ler-se: «No próximo dia 2 de outubro, pelas 18h00, será apresentada, na Sala Sá de Miranda (Casa Municipal da Cultura de Coimbra), a obra Feriados Em Portugal. Tempos de Memória e de Sociabilidade, de autoria de Luís Reis Torgal e Luís Oliveira Andrade. Será proferida uma conferência, de homenagem ao Doutor Luís Andrade, sobre o tema "Feriados em Portugal. História e polémica", pelo Doutor Luís Reis Torgal.»
Fui à apresentação do livro e gostei muito da intervenção do Doutor Luís Reis Torgal. Foi brilhante e vibrante!
Tenho para mim que a Questão dos Feriados é verdadeiro símbolo da luta de bastidores entre os que defendem que Portugal permaneça independente, como o é desde 1143, há quase 869 anos, e os que pretendem vê-lo transformado em Estado, Staat, do novo Império Centro-Europeu, do Das Vierte Reich.
E porquê? Porque os feriados cuja extinção foi proposta são feriados MUITO PORTUGUESES!
Os feriados cívicos e patrióticos do Cinco de Outubro e do Primeiro de Dezembro são-no, naturalmente. Mas os feriados religiosos do Corpo de Deus e da Assunção de Nossa Senhora também o são!
Vejamos então qual o SIGNIFICADO SIMBÓLICO dos feriados propostos para extinção:
- O Cinco de Outubro é o Dia dos Heróis da República… e mesmo que a República seja uma República Coroada, como a República Portuguesa o foi até 1910, os Heróis da República são, sempre, os Heróis da República. São disso exemplos paradigmáticos João do Canto e Castro (n. 19 de Maio de 1862, f. 14 de Março de 1934) Presidente da República Portuguesa, José Maria Norton de Matos (n. 23 de Março de 1867, f. 2 ou 3 de Janeiro de 1955) Fundador da Cidade do Huambo (Nova Lisboa) e Manuel Maria de Bragança e Saxe-Coburgo-Gotha (n. 15 de Novembro de 1889, f. 2 de Julho de 1932) Rei de Portugal.
- O Primeiro de Dezembro é o Dia da Autonomia da Pátria Portuguesa… e comemora a libertação da Mátria Portuguesa (que à época se estendia do Alto Amazonas, confluência dos rio Napo e Aguarico, ao Mar de Timor).
- O Corpo de Deus, ou Corpo de Cristo, que é feriado em Portugal na Áustria e na Polónia, foi instituído em 1264 com o objectivo celebrar o Mistério da Eucaristia e possui antiquíssima tradição em Portugal.
- A Assunção de Nossa Senhora, ou Assunção de Maria, que é feriado em Portugal, em Cabo Verde, na maioria dos países católicos da Europa e nas ortodoxas Grécia e Roménia, tem por objectivo celebrar Mistério da Assunção de Maria, dogma só proclamado por Pio XII em 1950… mas crença que no Ocidente de Sefarad precede de muito a data do Tratado de Zamora.
No entanto foram estes quatro que foram propostos para extinção. Logo exactamente estes quatro. Se tivesse sido só um, dois mesmo, eu ainda acreditaria nas puras motivações económico-financeiras… mas tendo sido os quatro não acredito!
Quanto a mim o que realmente se passa é que esta proposta é uma OFENSIVA SIMBÓLICA contra a Alma da Mátria Portuguesa.
Com a devida vénia transcrevemos este texto, que foi publicado por Álvaro Aragão Athayde (Via Facebook).
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário