terça-feira, 16 de outubro de 2012

O JORNALISTA REPUBLICANO ALVES CORREIA. ANTOLOGIA


Foi recentemente apresentado em Vila Real, o número 25, da Colecção Tellus, editado pela Câmara Municipal de Vila Real e pelo Grémio Literário Vila Realense, dedicado ao jornalista republicano António Narciso Rebelo Alves Correia, um trabalho antológico realizado pelo Professor Ernesto Rodrigues.

A figura de Alves Correia, actualmente muito esquecida, foi um dos grandes propagandistas do Partido Republicano ainda durante a Monarquia. Nascido em 25 de Maio de 1861, veio a falecer em Lisboa em 5 de Janeiro de 1900. Sobre ele já tinhamos escrito uma nota biográfica AQUI.
O presente livro, agora publicado, apresenta uma nota biográfica detalhada do jornalista republicano elaborada pelo Professor Ernesto Rodrigues, que ocupam as primeiras páginas da obra. Nelas descobrimos mais alguns traços menos conhecidos deste republicano transmontano: as diferentes actividades que desenvolveu ao longo do tempo, farmacêutico, fotógrafo, conservador das bibliotecas municipais de Lisboa, jornalista e as referências ao espólio que sobre ele fornecem dados que se encontra na Biblioteca Nacional de Portugal.

Na segunda parte deste trabalho é possível encontrar um conjunto (selecção) de artigos publicados por Alves Correia em alguns do órgãos da imprensa onde colaborou. Assim, seleccionaram-se 34 artigos publicados na revista Froebel, no jornal Os Debates, A Vanguarda e O País que foram reproduzidos na íntegra.

Um interessante trabalho, numa área pouco explorada, a antologia, mas que permite conhecer melhor o pensamento e a época em que o autor viveu. São oito dezenas de páginas que se lêem com facilidade e sobretudo permitem conhecer melhor as dificuldades e os problemas dos propagandistas republicanos.

Algumas informações adicionais sobre esta obra podem ser consultadas AQUI.

Uma interessante obra que não podíamos deixar de sugerir aos nossos ledores.

A.A.B.M.


1 comentário:

Ernesto Rodrigues disse...

Uma bela apresentação, que agradeço.
Vai um abraço amigo de

Ernesto Rodrigues