quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BELISÁRIO PIMENTA

Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Pimenta, historiador e publicista, nasceu em Coimbra a 3 de Outubro de 1879 .

Frequentou o curso de Infantaria da Escola do Exército, pelo que foi promovido a alferes em 1903, frequentou ainda o 2º ano da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra. Republicano, membro da maçonaria e anticlerical, Belisário Pimenta participou activamente na conspiração republicana.

A 9 de Outubro de 1910, foi nomeado Comissário da Polícia em Coimbra, pedindo a exoneração do cargo dois meses depois. Foi candidato à Constituinte de 1911. Em 1914 militou nos Unionistas de Brito Camacho.  Foi também vogal e presidente do Conselho de Arte e Arqueologia.

Em 1935 foi promovido a coronel, tornando-se comandante do Regimento de Infantaria 7, em Leiria. Em 1939 passou à situação de reserva. Dedicou-se à história militar pelo que publicou diversas obras, das quais se destaca "Subsídios para a História das Invasões Francesas".

Opôs-se à Ditadura Militar e ao Estado Novo. Deixou cedo a vida política e dedicou-se à investigação histórica, em particular da história local e militar. Belisário Pimenta legou à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a Livraria e o Arquivo pessoais, entregues a esta Biblioteca em Agosto de 1970. De acordo com disposição testamentária, o arquivo foi aberto em Novembro de 1989 e disponibilizado ao público em 1993. Este fundo pode ser consultado AQUI.

 

Foi iniciado na Carbonária e foi iniciado maçon do Grande Oriente Lusitano Unido, na loja capitular “Academia Livre”, com o nome simbólico de Nun’Alvares, tendo atingido o Grau 20. Pertenceu também às lojas “Liberdade”, “Pro-Veritate” e “Portugal”, onde foi Venerável.


Faleceu em 10 de Novembro de 1969.

Sobre a figura de Belisário Pimenta encontram-se algumas notas curiosas AQUI, o professor António de Oliveira recorda-o na sua actividade como historiador AQUI.

A.A.B.M.

Sem comentários: