Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Pimenta, historiador e publicista, nasceu em Coimbra a 3 de Outubro de 1879 .
Frequentou o curso de Infantaria da Escola do Exército, pelo que foi promovido a alferes em 1903, frequentou ainda o 2º ano da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra. Republicano, membro da maçonaria e anticlerical, Belisário Pimenta participou activamente na conspiração republicana.
A 9 de Outubro de 1910, foi nomeado Comissário da Polícia em Coimbra, pedindo a exoneração do cargo dois meses depois. Foi candidato à Constituinte de 1911. Em 1914 militou nos Unionistas de Brito Camacho. Foi também vogal e presidente do Conselho de Arte e Arqueologia.
Em 1935 foi promovido a coronel, tornando-se comandante do Regimento de Infantaria 7, em Leiria. Em 1939 passou à situação de reserva. Dedicou-se à história militar pelo que publicou diversas obras, das quais se destaca "Subsídios para a História das Invasões Francesas".
Foi iniciado na Carbonária e foi iniciado maçon do Grande Oriente Lusitano Unido, na loja capitular “Academia Livre”, com o nome simbólico de Nun’Alvares, tendo atingido o Grau 20 . Pertenceu também às lojas “Liberdade”, “Pro-Veritate” e “Portugal”, onde foi Venerável.
Faleceu em 10 de Novembro de 1969.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário