Vai realizar-se na próxima quinta-feira, 22 de Novembro de 2012, pelas 18 horas, na Casa Museu Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, uma conferência subordinada ao título em epígrafe, pelo Dr. Paulo Marques da Silva.
Para esta sessão foi convidado o Dr. Paulo Marques da Silva, que fará a desmontagem do processo da PIDE, em que é nuclear a figura de Fernando Namora, mas também outros intelectuais da sua época com quem conviveu. Serão abordadas as diligências daquela polícia secreta, nomeadamente no que se refere ao recurso aos informadores, o favorecimento das denúncias ou a colaboração com outras entidades como o poder local.
(Nota Biográfica)
Paulo Marques da Silva nasceu no dia 12 de Dezembro de 1966,em Condeixa-a-Nova. Ingressou no mercado de trabalho após cumprir o serviço militar e foi como trabalhador-estudante que se licenciou em História, em 2005, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra, tem vindo a estudar os processos de alguns escritores e de outras personalidades ligadas à oposição ao Estado Novo, nos arquivos da PIDE/DGS, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
A sua primeira publicação foi o livro Fernando Namora por entre os dedos da PIDE - A Repressão e os Escritores no Estado Novo. Neste momento, o autor encontra-se a preparar outro trabalho sobre a oposição ao regime de Salazar, em Condeixa-a-Nova.
Sobre a personalidade de Fernando Namora já se encontram disponíveis algumas (poucas) referências na plataforma digital da Torre do Tombo que podem ser consultadas AQUI.
Um evento a que convidamos todos os interessados não só na figura de Fernando Namora, mas também a problemática das oposições ao Estado Novo e das perseguições da PIDE na região circundante a Coimbra.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário