domingo, 2 de dezembro de 2012

ESTUDOS DO SÉCULO XX


Uma sugestão para amanhã, 3 de Dezembro de 2012, em Coimbra, o lançamento do novo número da revista Estudos do Século XX, dedicada ao tema: Histórias da Saúde: Privada, Pública e Social.

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) promove no dia 3 de dezembro, segunda-feira, às 18 horas, na  Cafetaria do Museu da Ciência o lançamento do 12º volume da revista Estudos do Século XX. A publicação, intitulada “Histórias da saúde: privada, pública e social”, vai ser apresentada por Romero Bandeira.

A revista Estudos do Século XX é uma edição do CEIS20, com sistema de arbitragem científica que tem por finalidade dar a conhecer resultados de investigações sobre a História Contemporânea.  A edição de 2012, dedicada ao tema “Histórias da saúde: privada, pública e social”, tem coordenação de Ana Leonor Pereira e João Rui Pita. A grande adesão de investigadores interessados em participar confirmou, na opinião dos coordenadores, o “forte investimento científico na história da saúde a nível mundial”.

“Histórias da saúde: privada, pública e social” reúne 21 artigos (de 37 autores de 11 países diferentes) que abordam temáticas como os estudos sobre a condição de doente, a história da farmácia, do medicamento e das ciências farmacêuticas no conjunto das ciências da saúde e as renovadas investigações sobre a história da psiquiatria e da saúde mental no conjunto da saúde privada, pública e social.

O próximo número da revista Estudos do Século XX, dedicado à temática “Estado-Providência, capitalismo e democracia”,  tem coordenação de António Rafael Amaro e João Paulo Avelãs Nunes. Os interessados em submeter trabalhos sob a forma de artigos científicos ou recensões bibliográficas podem fazê-lo até 30 de dezembro. Os organizadores pretendem reunir abordagens provenientes da historiografia e de outras ciências sociais sobre esta problemática tão complexa quanto atual.

Uma publicação com a garantia de qualidade do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

Uma iniciativa a acompanhar com toda a atenção.

A.A.B.M.

Sem comentários: