quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

LUÍS ERNÂNI DIAS AMADO (Parte II)






















Em 1934 participa na Liga Contra a Guerra e o Fascismo. Tendo sido um dos primeiros participantes do Núcleo de Doutrinação e Acção Socialista (1942) que se viria a transformar na União Socialista em 1944, de que viria a ser um dos fundadores. Participou no Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista (M.U.N.A.F.), 1943-44, e no Movimento de Unidade Democrática (M.U.D.) em 1945.

Estando já referenciado pela polícia política em 1946, que o considerava um dos dissidentes do antigo Partido Socialista Português.

Envolve-se activamente nas campanhas de 1948 (Norton de Matos), 1951 (Quintão Meireles) e 1958 (Humberto Delgado). Na sequência do seu apoio a Norton de Matos foi preso em 19 de Agosto desse ano. No ano seguinte (1949), é um dos apoiantes de dois manifestos publicados sob o título Aos Democratas Portugueses, documento assinado por vários indivíduos, sendo o primeiro signatário Afonso Costa (filho), sobre criação de uma organização oposicionista com vista a actuar nas eleições à Assembleia Nacional em Novembro desse ano.

(NOTA: Clicar nos documentos para aumentar.
Os documentos foram, com a devida vénia, retirados da Casa Comum via Fundação Mário Soares)



A.A.B.M.

Sem comentários: