segunda-feira, 11 de março de 2013

JOAQUIM MAGALHÃES (1909-1999)


Inaugura-se hoje, na Universidade do Algarve (Gambelas), nas instalações da Biblioteca da UALG uma Mostra do Espólio Documental do Dr. Joaquim Magalhães.

Esta mostra vai estar patente até 27 de Abril de 2013.

O professor Joaquim da Rocha Peixoto de Magalhães, natural do Porto (03-05-1909), chega a Faro em Outubro de 1933, no âmbito da sua  profissão como docente, sendo colocado na cidade, supostamente por um ano, como pensava e acaba por ficar o resto da vida na cidade algarvia. Desenvolveu, nesta cidade, ao longo  durante várias décadas, uma muito interessante actividade cultural. Promoveu ciclos de palestras, reuniu textos de autores locais (com particular destaque para António Aleixo), mas também colaborou em várias publicações de índole cultural promovendo a região.

A sua capacidade como organizador, conversador e homem de cultura foi conquistando o reconhecimento da terra que considerava sua, tendo recebido medalhas de cidadão honorário de Faro e Tavira, tendo o seu nome sido atribuído a uma escola na cidade de Faro e a toponímia de algumas localidades algarvias já preservam o seu nome.

Conheceu e conviveu com algumas das figuras mais conhecidas da vida política e cultural do seu tempo. O espólio que agora está em exposição merece uma demorada visita e deveria ser investigado para se conhecer melhor a personalidade, os interesses e a actividade cultural e também política de Joaquim Magalhães. A Universidade do Algarve que tem este espólio, deveria incentivar a sua divulgação e fomentar a pesquisa sobre o Professor Joaquim Magalhães e o seu papel nas várias vertentes da vida algarvia.

Sobre o Professor Joaquim Magalhães recomendamos a leitura de um artigo do  Prof. Vilhena Mesquita inicialmente publicado na revista Stilus, nº 2, e que o mesmo reproduziu no seu blogue Algarve História & Cultura que pode ser consultado AQUI.

Recorde-se que o Professor Joaquim Magalhães faleceu em Faro em 16 de Outubro de 1999.

Um mostra documental a visitar com toda a atenção, numa louvável iniciativa do Prof. António Rosa Mendes, como director da referida instituição.

Com os nossos votos do maior sucesso para a iniciativa, que merece a melhor divulgação.

A.A.B.M.

Sem comentários: