Realiza-se, nos próximos dias 4 e 5 de Abril de 2013, em Coimbra, na Faculdade de Letras, um colóquio internacional subordinado ao tema em epígrafe.
No momento em que se aproximam as comemorações do Centenário da Grande Guerra, em que a participação portuguesa vai ser vista e revista, em que as alterações introduzidas no mapa político mundial produziram consequências nefastas e acabaram por conduzir a uma nova guerra mundial. Torna-se imperativo perceber que sempre houve projectos de paz, personalidades que se envolveram na manutenção da paz no mundo e que esses resultados terão demorado mais ou menos tempo a concretizar-se, mas existiram e convém agora recordá-los neste colóquio.
Contando com um conjunto apreciável de investigadores que vão reflectir sobre alguns dos projectos que se esboçaram ao longo do tempo para reflectir sobre a importância da Paz. Entre eles destacam-se algumas personalidades como: João Madeira, Albérico Costa, Cristina Clímaco, Sónia Rebocho, Bruno Cardoso Reis, João Esteves, Fátima Mariano, Cláudia Ninhos, José Manuel Pureza, Nuno Severiano Teixeira, José Luís Assis entre vários outros investigadores.
Ao longo de dois dias de trabalho vão-se trocar ideias e informações sobre a forma (s) de se lutar pela paz mesmo em momentos de guerra e acreditar que a via pacífica e negocial é sempre preferível à guerra.
Na Comissão Organizadora deste colóquio internacional contam-se os Professores Maria Manuela Tavares Ribeiro, Maria Fernanda Rollo, Isabel Valente, Alice Cunha, Ana Paula Pires e Joana Pereira.
O programa completo e detalhado das sessões pode ser consultado AQUI.
Com os nossos votos do maior sucesso para o evento.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário