quinta-feira, 9 de maio de 2013

A MINHA VIVÊNCIA PESSOAL COM O DR. JOAQUIM MAGALHÃES: CONFERÊNCIA


Realiza-se amanhã, mais uma conferência do ciclo dedicado ao Dr. Joaquim Magalhães, na Biblioteca da Universidade do Algarve.

O conferencista de amanhã é Manuel Paleta do Carmo e vai tratar da sua vivência pessoal com o Dr. Joaquim Magalhães.

A sessão realiza-se como tem sido habitual pelas 18 horas.

Entretanto, e por curiosidade durante as minhas divagações investigativas pela imprensa do Algarve, encontrei, há poucos dias, este poema de António Aleixo, que entretanto foi publicado na obra "Este Livro que vos Deixo" e que foi originalmente publicado no jornal Moca, semanário farense, que se dizia defensor dos direitos do consumidor, dirigido pelo tenente Manuel Caetano de Sousa.


“Alma poética do Povo”
Mote
Um pobre velho perdido
À minha porta parou
Foi no meu lar recolhido
Até que a morte o levou

I
Em noite chuvosa e fria
Sem haver estrelas nem lua,
Encontrei na minha rua
Alguém que esperava o dia.
E eu, que não o conhecia,
Passei muito distraído,
Não vi que aquele indivíduo
Tinha aspecto de mendigo…
E que era, assim, sem abrigo,
Um pobre velho perdido.

II
Estava a uma porta arrumado
Com as mãos nas algibeiras;
Mas a água das goteiras
Molhava o pobre, coitado!
Entrei em casa maguado [sic]
E o infeliz lá ficou!
E o pobre a tremer de susto
Veio correndo e muito a custo
À minha porta parou.

III
Eu ordenei-lhe que entrasse.
E o filho da pouca sorte tinha a figura da morte
Na sua pálida face.
Disse à mulher que arranjasse
Ceia para o desconhecido.
E ele então de agradecido
Entre soluços dizia,
Que quando tanto chovia
Foi no meu lar recolhido.

IV
Depois o pobre, a tremer,
Dum dos bolsos do seu fato
Tirou para fora um retrato
Que era o da minha mulher!
Chamei-a veio a correr,
Logo ao pobre se abraçou,
Porque era o pai que a creou
Que chegou aquele estado!
E ali foi agasalhado
Até que a morte o levou.

António Fernandes Aleixo

“A Alma poética do povo”, Moca, Faro, 26-08-1923, Ano I, nº 50, p. 2, col. 4.

Uma iniciativa a continuar a acompanhar até final deste mês.

A.A.B.M.

Sem comentários: