sexta-feira, 3 de maio de 2013

ELOGIO DA FALTA DE VERGONHA


"Elogio da Falta de Vergonha. Pílulas amargas da História oferecidas à contemplação dos tristes para salvaguarda dos trouxas", por João Paulo Freire (Mário), Livraria Nelita-Editora, Porto, s/d (1940?), 218-II pags.
"Por vontade expressa do Conde de Mangancha, o manuscrito deste livro, foi entregue a João Paulo Freire, ‘jornalista autor das Várias Notas do Jornal de Notícias, do Porto (...)’, com uma carta, que começa assim:

‘Confio às suas mãos a minha única obra. Creio que fui um inútil na vida, mas a minha longa existência de oitenta anos deu-me uma soma de conhecimentos psicológicos sobre a humanidade do meu tempo que se me afigurou possivelmente útil para os que vierem depois de mim(...)’

O jornalista [João Paulo Freire (Mário)] resolveu ‘… dá-lo à estampa sem lhe alterar uma vírgula …’

Obra interessante para a história portuguesa do século XIX. Raro, uma vez que foi apreendido pela censura, como consta no Arquivo Nacional da Torre do Tombo" [ler AQUI]

via In-Libris

J.M.M.

1 comentário:

JFSR disse...

Seria de toda a justiça referir o percurso deste notável jornalista, que tendo permanecido monárquico até bastante depois a implantação da República, aderiu por inteiro à causa republicana, após o golpe do 28 de Maio de 1926, combatendo a ditadura.

Vale a este propósito, recordar a sua obra «Pela República! Dois anos de luta ao parapeito do "Diário da Noite"», Livraria Central Editora de Gomes de Carvalho, Lisboa, 1934.

http://eco-grafia.blogspot.pt/