terça-feira, 16 de julho de 2013

PARA A HISTÓRIA DA MAÇONARIA FEMININA EM PORTUGAL


AUTORA: Maria Manuel Cruzeiro;
EDITORA: Âncora, Junho 2013, 110 p.

Para a História da Maçonaria Feminina em Portugal regista importantes momentos históricos, pela mão de uma das principais intervenientes, Maria Manuela Cruzeiro, primeira grã-mestra da Grande Loja Feminina de Portugal e uma das quatro primeiras maçonas portuguesas membros da primeira Loja Feminina, «Unidade e Mátria», instalada em Lisboa em 1983.

A obra destaca o caminho percorrido pelas mulheres na Maçonaria, desde precursoras como Ana de Castro Osório ou Adelaide Cabete, à formação das primeiras Lojas exclusivamente femininas em Portugal. A autora procura ainda desmistificar os princípios, objectivos, filosofia e acções da Maçonaria.

Maria Manuela Cruzeiro licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, posteriormente, especializou-se em Biblioteconomia (Ciências Documentais) na Universidade de Coimbra.

O interesse pela investigação começou a fazer-se sentir ainda durante o curso, o que a levou a escolher, como tese de licenciatura, a vida e a obra de Christine de Pisan, mulher das Letras do século XIV. O gosto pela investigação histórica levou-a depois a publicar a Bio-Bibliografia de Leonor da Fonseca Pimentel e José Fontana – Vida e Obra. Para a História da Maçonaria Feminina em Portugal nasce do seu interesse pela Maçonaria Feminina e da vivência pessoal desta instituição”. [ler AQUI - sublinhados nossos]

J.M.M.

Sem comentários: