Iniciou-se ontem 8 de Setembro, e prolonga-se até ao próximo dia 15, o Congresso Internacional dos Museus Marítimos que se realiza em Cascais.
Este congresso, que visa comemorar a nossa herança marítima e valorizar a cultura marítima (Celebrating our Maritime Heritage: Making Maritime Culture Relevant), conta com uma quantidade muito significativa de oradores internacionais e alguns especialistas nacionais. Entre as figuras nacionais presentes contam-se: Joana Amorim, Jorge Leonel Vaz Freire, Jorge Custódio, Carlos Sousa Reis, António Bossa Dionísio, José Picas do Vale, Adelina Domingues, António Carvalho, Inês Brandão, João Paulo Oliveira e Costa, entre outros
Entre os oradores internacionais destacam-se personalidades ligadas a museus dos E.U.A, Hong Kong, Noruega, Holanda, Austrália, Reino Unido, Suécia, Namíbia, Alemanha, Bélgica, Nova Zelândia, Canadá, Chile, Polónia, Finlândia, Dinamarca, China, Taiwan e Espanha, numa quantidade muito significativa de museus marítimos espalhados pelo mundo que marcam presença nesta iniciativa.
Ao longo de oito dias vão debater-se todo um conjunto de problemas e temáticas relacionadas com os museus marítimos espalhados pelos mais diversos continentes, descobrindo problemas comuns, soluções encontradas, propostas de trabalho, parcerias a desenvolver, temas a aprofundar, etc. Nos dias 14 e 15 de Setembro contam-se as visitas a alguns dos museus marítimos em Portugal, por exemplo o Eco-Museu do Seixal, ao Museu Marítimo de Ílhavo ou ao Museu de Portimão.
Um congresso com uma marca de qualidade que parece inegável, além do mais pontifica pelo ecletismo e diversidade dos participantes, pelo que a aconselhamos aos nossos ledores que se interessam pelas temáticas da museologia, em particular da museologia marítima.
Para saber mais pormenores sobre este congresso internacional convém fazer uma visita à página oficial do congresso AQUI.
Para aceder ao programa completo e detalhado do congresso ver AQUI.
Uma actividade a acompanhar com toda a atenção.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário