Pode ler-se na nota de divulgação da sessão:
Sessão especial, conjunta das duas Classes, dedicada ao tema Memorialismo e Literatura Autobiográfica, a propósito da publicação, em curso, das memórias Acta est fabula, de Eugénio Lisboa.
Intervirão, entre outros, os académicos Senhores Adriano Moreira, José-Augusto França (a confirmar), Raul Rosado Fernandes, João Bigotte Chorão, Augusto de Ataíde, Fernando Dacosta e Marcello Duarte Mathias, todos autores de obras de carácter memorialístico, assim como, a encerrar o debate, o próprio confrade Eugénio Lisboa.
Quando se assiste de forma recorrente a publicações de carácter memorialístico torna-se fundamental perceber a razão de ser deste interesse de alguns autores e editores em preservar essas memórias com alguma perenidade. Os escritores, por via das suas relações pessoais e profissionais, convivem, conhecem e trocam ideias com outros intelectuais e artistas que os aconselham, que os criticam ou que os ajudam a resolver/ultrapassar determinadas situações. Apesar de as memórias serem quase sempre selectivas e muitas vezes justificativas de determinadas opções, elas deixam um retrato, um perfil, uma marca das personalidades envolvidas. São quase sempre de muita utilidade para a História, sobretudo quando problematizam e mostram os dilemas de determinadas escolhas que todos os indivíduos são obrigados a fazer.
Uma sessão que nos parece muito interessante, sobretudo com a grande qualidade dos intervenientes que certamente proporcionarão uma troca de impressões salutar e sobretudo a discussão da qualidade de algumas obras memorialísticas que recentemente chegaram às livrarias e outras que estejam a ser preparadas.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário