quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MANUEL TITO DE MORAIS - VIDAS COM SENTIDO


Realiza-se amanhã, 14 de Novembro, pelas 18 horas, na Fundação Mário Soares, em Lisboa, a quinta sessão do ciclo "Vidas Com Sentido", desta vez dedicada a Manuel Tito de Morais.

Serão intervenientes na sessão Mário Soares, Manuel Alegre e António Almeida Santos.

Pode ler-se na breve nota biográfica sobre Tito de Morais:

Manuel Alfredo Tito de Morais nasceu em Lisboa a 28 de Junho de 1910 e faleceu na mesma cidade a 14 de dezembro de 1999. Engenheiro e político. 
Filho de um dos oficiais de Marinha que se destacaram na Implantação da República, frequentou a Faculdade de Ciências de Lisboa, sendo impedido pela ditadura de ingressar na Escola Naval. Licenciou-se, em 1934, em Engenharia Electrotécnica em Gand, na Bélgica. Em 1945, integra a Comissão Central do MUD, sendo preso em 1946 e em 1948, e despedido da empresa onde trabalhava. Participa na campanha de Norton de Matos, em 1948/49. Viu-se obrigado a procurar trabalho em Angola, em 1951. Aí continuou a lutar pelos seus ideais, assumindo a direcção da Sociedade Cultural de Angola e participando na campanha de Humberto Delgado. Com o início da guerra colonial, envia a família para Lisboa, sendo preso na cadeia de Luanda, sujeito a maus-tratos e tortura. Enviado para Lisboa sob prisão, é libertado à chegada. 
Parte para o Brasil, onde participa na fundação do movimento Unidade Democrática Portuguesa. Em 1963, é um dos fundadores, em Roma, da Frente Patriótica de Libertação Nacional (FPLN), seguindo para Argel, como representante da Resistência Republicana e Socialista, sendo o primeiro responsável pelas emissões de "A Voz da Liberdade". Após a criação da ASP, estabelece-se em Roma, em 1966, preparando com Ramos da Costa e Mário Soares o ingresso na Internacional Socialista, em 1972. Lança em 1967 o jornal "Portugal Socialista". Em 19 de Abril de 1973, participa na fundação do Partido Socialista. 
Regressado a Lisboa no "comboio da Liberdade", Tito de Morais assume acrescidas responsabilidade no PS (Vocês vão para o governo, eu fico a organizar o partido). Eleito deputado às Constituintes e à Assembleia da República, de que será Presidente entre 1983 e 1984, ocupa também funções como Secretário de Estado da População e Emprego. 
Aos 80 anos foi iniciado na Loja José Estêvão do Grande Oriente Lusitano.

Uma sessão a acompanhar com todo o interesse, para se conhecer melhor algumas das facetas desta personalidade que acompanhou a luta contra o salazarismo, sofreu as prisões e perseguições movidas pelo regime, participa na fundação do Partido Socialista, deputado às constituintes e Presidente da Assembleia da República.

A.A.B.M.

Sem comentários: