quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CENTENÁRIO DE CARLOS CALLIXTO

Realiza-se no próximo dia 11 de Fevereiro (terça-feira), na Assembleia da República, a cerimónia de apresentação pública da obra intitulada Centenário de Carlos Callixto: primeiro jornalista desportivo português, deputado e senador da República, ter lugar pelas 17.30 h, na Livraria Parlamentar.

O opúsculo vai ser apresentado pelo Dr. António Macieira Coelho.

Este pequeno opúsculo sobre a figura de Carlos Callixto, organizado pelo neto Vasco Callixto, conta com textos da conferência realizada a 5 de Junho de 2013, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa. Contribuíram para esta publicação o Dr. Augusto Fontes Baganha, Dr. Francisco Pinheiro, António Murillo Lopes e o próprio Vasco Callixto. Ao longo dos vários textos abordam-se diferentes facetas de Carlos Callixto, intercalando cada comunicação com múltiplas imagens que ajudam a perceber as várias funções e actividades que esta personalidade foi desenvolvendo pela vida fora. 

Francisco Pinheiro faz um resumo de alguma da nossa imprensa periódica do último quartel do século XIX, chamando a atenção para a necessidade de se estudar mais o tema e os diferentes contributos que alguns periódicos trouxeram para o desenvolvimento da prática desportiva, não só nos diferentes desportos, mas sobretudo fora das grandes modalidades desportivas que arrastam multidões. Refere-se depois aos contributos de Carlos Callixto para a imprensa desportiva desde 1885, sobretudo no Jornal dos Caçadores onde iniciou a sua actividade jornalística. 

Por seu lado, António Murillo Lopes evocou também a criação do Clube Nacional de Imprensa Desportiva e o papel que desempenharam figuras como Victor Santos ou Artur Agostinho, destacando que Carlos Callixto foi um cidadão envolvido, contribuindo para organizar também uma especialidade dentro do jornalismo, como a questão desportiva.

Por último Vasco Callixto dá a conhecer um pouco mais dos traços biográficos da personalidade de Carlos Callixto, recordando os seus pais, as suas dificuldades e opções que condicionaram a própria vida. A actividade como professor, a como colaborador de "A Vanguarda", mais tarde de "O Século", na Revista Republicana, no Tiro Civil, na Pátria, como dinamizador de provas de automóvel e de bicicleta. Traça também o espírito dinâmico e empreendedor do avô ao recordá-lo como dirigente e organizador de diferentes associações.

Encontram-se algumas notas biográficas sobre Carlos Callixto AQUI e AQUI, entre várias outras.

A.A.B.M.

Sem comentários: