terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

IDEIAS E PRÁTICAS DO COLONIALISMO PORTUGUÊS DOS FINS DO SÉCULO XIX A 1974: CICLO DE CONFERÊNCIAS NO MUSEU BERNARDINO MACHADO, EM FAMALICÃO

Inicia-se na próxima sexta-feira o ciclo de conferências organizado pelo Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, desta vez dedicado ao tema genérico Ideias e Práticas do Colonialismo Português.

O primeiro convidado é o Prof. Doutor Adriano Vasco Rodrigues que vai abordar a temática Vivências de Angola nos finais da colonização.
Poder ler-se um resumo curricular do conferencista no blogue Do Presente, de Amadeu Gonçalves:

Director Jubilado da Schola Europaea (Bélgica) e Ex-Professor Associado da Universidade Portucalense, o Prof. Adriano Vasco Rodrigues trabalhou em Angola entre as décadas de 1960/70 como Inspector Provincial Adjunto da Educação, colaborando com o Instituto Superior de Investigação Científica de Angola. Estas funções levaram-no a percorrer de automóvel mais de trezentos mil quilómetros naquele território, adquirindo profundo conhecimento do mesmo. Além de responsável pela planificação de cursos de aperfeiçoamento e de actualização de docentes do Ensino Secundário e Básico, realizou prospecções e escavações arqueológicas e subaquáticas no mar de Luanda, realizando também estudo no Deserto de Namibe. Com a Dr.ª Maria da Assunção Carqueja Rodrigues, organizou a Secção de Arqueologia do Museu de Angola e a primeira Carta da Pré-História daquele país. Publicou vários trabalhos sobre educação, pré-história, arqueologia e arte africana, estudos relacionados com Angola. É autor do livro de memórias “De Cabinda ao Namibe” (2010), o qual teve uma segunda edição em 2011.

Mais uma iniciativa que se saúda do Museu Bernardino Machado, coordenado pelo Prof. Norberto Cunha

Além desta estão previstas as seguintes conferências:
- Miguel Santos (“O pensamento e a acção colonial de Paiva Couceiro”);
- Paulo Jorge Fernandes (“As ideias colonialistas de Aires de Ornelas”);
- Sérgio Neto (“As ideias colonialistas de Brito Camacho”);
- Ernesto Castro Leal (“As ideias colonialistas de José de Macedo”);
- Pedro Miguel Sousa (“As ideias colonialistas de Salazar”);
- Pedro Aires de Oliveira (“As ideias colonialistas de Armindo Monteiro”);
- Luís Reis Torgal (“As ideias colonialistas de Marcello Caetano”).

Tal como nos restantes ciclos de conferências, também este está a aguardar a acreditação junto do Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua, para as disciplinas de História (200 e 400), Filosofia (410), Geografia (420) e Economia (430). 

A sessão realiza-se próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 21h 30, sendo a entrada gratuita e com entrega de certificados de presença a todos os participantes.

A.A.B.M.

Sem comentários: