quarta-feira, 19 de março de 2014

A ACÇÃO DE DIPLOMATAS PORTUGUESES DURANTE A II GUERRA MUNDIAL

No próximo dia 21 de Março de 2014, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, numa organização conjunta entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes e da Universidade de Coimbra vai realizar-se o colóquio sobre A Acção de Diplomatas Portugueses durante a II Guerra Mundial.

Pode ler-se na nota de divulgação do colóquio:
Esta conferência procura abordar o papel de diplomatas portugueses, nos tempos sombrios da II Guerra Mundial e do Holocausto, revelando a ação, entre outros, de Veiga Simões, ministro de Portugal em Berlim, em 1939, Aristides Sousa Mendes, cônsul em Bordéus, em 1940, bem como de Teixeira Branquinho e Sampaio Garrido, diplomatas na Hungria, em 1944. De que forma procuraram salvar judeus e outros perseguidos políticos do nacional-socialismo alemão, num contexto de fecho das fronteiras na Europa, incluindo Portugal? - é a principal pergunta à qual diversos historiadores se propõem responder.

Participam os seguintes investigadores: João Paulo Avelãs NunesCláudia NinhosDaniela NascimentoAnsgar SchaeferLina MadeiraAvraham MilgramSofia Leite e a encerrar uma conferência com Irene Pimentel.

O programa do evento pode ser consultado AQUI.

A acompanhar com toda a atenção e com os votos do maior sucesso para este evento.

A.A.B.M.

Sem comentários: