José Capela firmou os seus créditos como investigador dos temas coloniais, sobretudo de Moçambique, alicerçando as suas pesquisas em temas inéditos. Por outro lado, apostou sempre numa postura critica em relação ao colonizador, o que lhe granjeou o respeito dos historiadores, pois reunia sempre um manancial de fontes arquivísticas e bibliográficas que lhe garantiam uma análise segura e fundamentada dos assuntos abordados.
Rejeitando o papel de propagandista, o publicista José Capela revelou-se um adversário acérrimo dos regimes colonialistas. As suas posições neste domínio foram pioneiras e revestiram-se de novidade no panorama historiográfico português sobre as colónias.
José Capela faleceu no Instituto de Oncologia do Porto, no dia 14 de Setembro de 2014, sendo sepultado no dia seguinte em S. João da Madeira.
Habitualmente apresentamos, nestes espaços In Memoriam uma listagem o mais completa possível da bibliografia produzida pelo autor em questão, mas neste caso específico recomendamos uma visita à listagem elaborada no espaço Memórias de África e do Oriente que merece a melhor divulgação. Neste espaço, é possível encontrar um extenso levantamento de artigos e livros escritos por José Soares Martins [José Capela] e podem ser consultados AQUI.
Recomenda-se ainda uma visita ao espólio bibliográfico que doou ao Núcleo de Estudos Africanos da Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, consultando ou descarregando o referido catálogo AQUI.
As poucas notas biográficas que se conseguiram encontrar, e a que recorremos, encontraram-se AQUI, alguns apontamentos sobre o seu contributo enquanto historiador foram encontrados AQUI, o seu espaço como investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto que se encontra disponível AQUI, nas notícias do Instituto Camões e Francisco Seixas da Costa também recorda a personalidade no seu blogue, AQUI, ou ainda outro texto carregado de memórias pessoais que pode ser encontrado AQUI.
Uma recomendação também de visita para conhecer alguma da bibliografia produzida pelo autor que pode ser consultada/descarregada AQUI.
Uma personalidade que evocamos, reconhecendo o seu contributo para a historiografia do período colonial em Moçambique.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário