quinta-feira, 30 de outubro de 2014

EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DA GRANDE GUERRA EM CONDEIXA-A-NOVA


No próximo sábado, dia 1 de Novembro de 2014, realiza-se em Condeixa-a-Nova uma Evocação do Centenário da Grande Guerra.

As cerimónias iniciam-se às 10.30 horas, no Largo Artur Barreto, frente à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, junto ao Monumento de Homenagem aos Mortos, segue-se depois a conferência sobre "Técnicas e Táticas da 1ª Grande Guerra", pelo Dr. João Peixoto.

Pelas 11.30h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, realiza-se a Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra, com a Homenagem ao Capitão Augusto dos Santos Conceição.

Nos dias seguintes inauguram-se as exposições na Junta de Freguesia de Condeixa subordinada ao tema "1ª Grande Guerra em Miniaturas", bem como outra exposição documental na Casa Museu Fernando Namora sobre "A Grande Guerra".

A propósito de Augusto dos Santos Conceição que vai ser recordado nesta cerimónia, sabe-se que nasceu na Figueira da Foz em 1885. Enveredando pela carreira militar vai ser mobilizado para o combate em França, onde chegou a ser prisioneiro de guerra, na sequência dos combates em La Lys. Devido à sua participação no Corpo Expedicionário Português recebeu várias condecorações e louvores.

Foi vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Colaborador regular da imprensa e monografista deixou publicadas as seguintes obras de carácter monográfico:
- Condeixa-a-Nova, 1941;
- Soure, 1942;
- Terras de Montemor-o-Velho: terras de lendas e bastas façanhas, terras de beleza pela sua paǐsagem e seus monumentos, 1944;
- Santa Clara de Coimbra, 1954.

Deixou ainda inéditos os seguintes textos:
Infantaria 15 de Tomar na Flandres", [localizou-se uma versão policopiada do manuscrito de 1936, depositada na biblioteca do Arquivo Histórico Militar, com o nº de registo 7894.];
- Memórias de Um Prisioneiro de Guerra [cujo paradeiro se desconhece];

Foi presidente do Núcleo Local da Liga dos Combatentes.

Faleceu em 9 de Março de 1976.

Com os votos do maior sucesso para estas iniciativas.

A.A.B.M.



Sem comentários: