segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CONFERÊNCIA – GÉNESE DO ESCOCISMO


CONFERÊNCIA: Génese do Escocismo;

ORADOR: Dr. António Lopes;
DATA: 27 de Fevereiro 2015 (19,00 horas);
LOCAL: Grémio Lusitano [Rua do Grémio Lusitano, 25, Lisboa];
ORGANIZAÇÃO: Museu Maçónico Português [Ciclo “Sextas da Arte Real”]

 “O conceito de Escocismo assume, no discurso Maçónico, significados múltiplos, que religam historicamente ao período compreendido entre 1740 e 1760, no qual, em França se gerou um substrato de Altos Graus, a partir do qual se estruturam os principais Ritos de origem continental.


Os caminhos que levaram ao aparecimento dos graus ditos ‘Escoceses’ são contudo sinuosos e em grande parte ainda parcialmente desconhecidos, tendo a historiografia recente vindo a esclarecer melhor alguns pressupostos adoptados pelos historiadores do séc. XIX.


Começam a ser melhor contextualizadas e compreendidas, as influências de índole politica, filosófica, religiosa e social, que contribuíram para o nascimento de uma composição de Graus Maçónicos, que no seu conjunto constituem um conservatório de ferramentas simbólicas, de origem multicultural.

Estas continuam a servir de base aos Maçons contemporâneos, uma vez que se baseiam em mitos intemporais, que reflectem a essência da natureza humana.

A sua prática continua a possibilitar, ao Homem do séc. XXI, um desenvolvimento de mecanismos de raciocínio aplicáveis aos problemas actuais, num caminho iniciático de construção pessoal, suportado tanto pela razão como pela espiritualidade.

São estes os temas que se pretendem desenvolver na presente conferência, analisando-se, igualmente, a História, a base filosófica e o sistema dos Ritos Egípcios.

Contando com a vossa participação, apresento os meus cumprimentos.”

[Fernando Castel-Branco Sacramento - Director do Museu Maçónico Português]

J.M.M.

Sem comentários: