quinta-feira, 16 de abril de 2015

O PAPEL DE BRITO CAMACHO E DOS UNIONISTAS PERANTE A GUERRA: CONFERÊNCIA

No ciclo de conferências que estão a realizar-se no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, ao longo deste ano, vai ter lugar uma nova conferência na próxima sexta-feira, pelas 21.30 horas.

Desta vez a convidada é a Professora Doutora Maria Fernanda Rollo, que vai falar sobre "O Papel de Brito Camacho e dos Unionistas perante a Guerra",

Cumpre lembrar que Brito Camacho desempenhou um complexo papel como opositor às ideias de Portugal entrar na Guerra, era «antiguerrista» e essa situação trouxe-lhe alguns dissabores e acusações. Os seus artigos publicado no jornal A Lucta, com a acutilância que lhe ra reconhecida tinham impacto na opinião pública. Segundo a sua perspectiva Portugal só devia responder em caso de ataque. Havia um grupo de intelectuais e políticos como Manuel de Arriaga, Machado Santos, D. Manuel II, António José de Almeida ou Sidónio Pais que não eram germanófilos, eram sim contra a presença dos portugueses em França. Defendiam sim a aproximação à Inglaterra e a defesa dos interesses portugueses, sobretudo em termos coloniais.

Um tema aliciante e certamente polémico que a Professora Fernanda Rollo vai analisar e explicar na próxima sexta-feira.

Uma actividade muito interessante e que não podemos deixar de recomendar a todos os que se interessam pelo temática da Grande Guerra.

Com os votos do maior sucesso.

Sem comentários: