quinta-feira, 7 de maio de 2015

ALGARVE UM OUTRO OLHAR: ESCRITORES, POETAS E PUBLICISTAS - GENTE QUE PUBLICOU (CICLO DE COLÓQUIOS)

No âmbito das Comemorações do Centenário da Elevação de São Brás de Alportel a concelho, a Biblioteca Municipal Estanco Louro, inicia no próximo sábado, 9 de Maio de 2015, pelas 16.30h, um ciclo de colóquios sobre autores algarvios orientado pelo Dr. José Manuel Varela Pires.

Pode ler-se na nota de divulgação da iniciativa:

A Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, em São Brás de Alportel, presta homenagem aos grandes nomes da Literatura Algarvia ao acolher o Ciclo de Colóquios orientado pelo Dr. Varela Pires, a iniciar no próximo sábado, dia 9 de maio.


Algarve Literatura: um outro olhar – Escritores, poetas, publicistas- gente que publicou I, dá nome a esta primeira sessão que tem início pelas 16h30, na Sala João Belchior Viegas. Esta primeira abordagem incide nas obras e autores do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, durante os quais os ilustres são-brasenses Bernardo de Passos e José Dias Sancho se destacaram em inúmeros jornais da época.

No átrio da Biblioteca Municipal os visitantes podem ainda apreciar, de 5 a 16 de maio, a exposição bibliográfica “Algarve: um outro olhar” composta por um conjunto de livros de autores algarvios da coleção particular do Dr. Correia Martins.

Sob orientação do Dr. Varela Pires, esta iniciativa, integrada nas Comemorações do Centenário do Município, desafia a conhecer melhor a literatura algarvia, um tesouro que vê o seu acesso limitado por questões diversas. Muitas das obras não foram reeditadas, outras excelentes manifestações foram apenas editadas em jornais locais da época, o que dificulta o acesso a estas preciosidades culturais.

Neste âmbito, o Ciclo de Colóquios pretende reviver e mostrar a diversidade de escritores, ensaístas e prosadores que constituem a riqueza da literatura algarvia, numa viagem desde o século XIX até aos dias de hoje.


Sobre o Dr.José Manuel Varela Pires pode dizer-se nasceu em Olhão em 26 de Março de 1952. Estudou no Liceu João de Deus em Faro. Depois parte para Lisboa, onde estuda Medicina. Varela Pires foi médico em várias localidades. Dedica-se também ao jornalismo, colaborando em várias publicações, escritor, crítico literário e conferencista, um regionalista convicto. A par da medicina dedicou-se desde muito jovem a escrever, tendo publicado em inúmeras publicações
- Madeira, Manuel, Simbiose telúrica de fragmentos do ser: reflexos e reflexões poéticas, pref. Varela Pires, Tavira, 2010;
- Cartas poéticas entre António Ramos Rosa e Manuel Madeira, pref. Varela Pires, Faro, 2011;
- Madeira, Manuel, Universo Aberto com trancas à porta - poesia, pref. Varela Pires, Tavira, 2012;
- Miranda, José Honrado, Olhão: a força das marés, pref. Varela Pires, Fafe, 2009;
- Godinho, Miguel, O Tempo por entre as fendas, pref. Varela Pires, Tavira, 2013;

Com os votos do maior sucesso para a iniciativa a todos os títulos louvável.

A.A.B.M.




Sem comentários: