quinta-feira, 31 de março de 2016

COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE. UMA HISTÓRIA DA ECONOMIA SOCIAL - ÁLVARO GARRIDO

TÍTULO: Cooperação e Solidariedade. Uma História da Economia Social
AUTOR: Álvaro Garrido
DATA: 1 de Abril de 2016
LOCAL:  Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Sala Keynes
HORÁRIO: 17.30 horas



APRESENTANTE: Prof. Doutor Rui Namorado.

Uma obra que acompanha o percurso da economia social em Portugal, entre o período de implantação do Liberalismo, em meados do século XIX, até aos anos 70 do século XX.
Esta investigação vem contribuir para colmatar uma lacuna na investigação sobre a economia social, uma vez que contribui para uma proposta de reflexão sobre este sector e problematiza o seu conceito, porque, nas palavras do autor, “a economia social é uma ideia em movimento.”

Pode ler-se na sinopse da obra:
Charles Gide definiu o conceito de «economia social» como um setor assente em três pilares: a associação (eminentemente laboral), o Estado (serviços públicos) e o patronato (instituições de beneficência e filantropia de iniciativa patronal). Álvaro Garrido conta a história das organizações que deram origem a esse conceito: das corporações medievais às misericórdias, das organizações mutualistas às cooperativas, do paternalismo patronal do século XIX aos seguros sociais.
Em Portugal, esta «ideia nova» transformou‑se num variado movimento associativo, pouco suscetível de enquadramento nas diversas versões do Estado‑Providência. A sua história permite identificar as tensões que surgiram entre um estado social mais ou menos ausente e uma economia social vigorosa. Partindo das ideias, utopias e práticas da economia social na Europa, este livro esclarece o contexto português e traça o seu percurso do século XIX ao pós-25 de abril.

O autor:
Álvaro Garrido é docente e coordenador do grupo de História da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde leciona desde 1995. Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea de Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), doutorou-se em Economia (na especialidade de História Económica) pela FEUC em 2003. É investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) e consultor do Museu Marítimo de Ílhavo e coordenador da coleção “Novos Mares” da Âncora Editora, uma coleção de estudos e ensaios de temas marítimos. É também autor de dois documentários de longa-metragem produzidos pela RTP e a sua área de estudos incide nas instituições do corporativismo Salazarista e na história das pescas.

Podem ser consultadas a nota de abertura, a introdução e o índice da obra AQUI.

A acompanhar com atenção e com os votos do maior sucesso.

A.A.B.M.

Sem comentários: